Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura de Rio Branco reúne municípios acreanos no primeiro curso de planejamento e gestão por resultados

gest_prefe_10

O prefeito Raimundo Angelim deu início hoje pela manhã, 29, no auditório da prefeitura, no Centro, ao primeiro curso na área de planejamento e gestão por resultados. A finalidade é oferecer capacitação aos gestores e técnicos municipais que atuam nas áreas de planejamento, gestão de projetos, gestão financeira e associativismo. Do encontro, que começou hoje, participam prefeitos, secretários municipais de planejamento, finanças, de agricultura e diretores administrativos dos 22 municípios acreanos. Participaram da solenidade de abertura o presidente da Câmara de vereadores, Elias Campos; a diretora do Projeto Brasil Municípios, Sonisley Machado; a chefe de gabinete da prefeitura, Zeli Ambrós; a representante do Ministério do Desenvolvimento e Gestão, Nelcilândia Oliveira; além de secretários e coordenadores municipais.

 “Os cursos buscam diminuir as desigualdades sociais e apontar formas de otimizar os recursos de que as prefeituras dispõem e isso só ocorre com planejamento e gestão estratégica”, explicou a representante do Ministério do Planejamento e Gestão, Nelcilância Oliveira.

O curso faz parte do Projeto Brasil Municípios, coordenado pelo Ministério do Planejamento em parceria com a União Européia. O Projeto Brasil Municípios tem o objetivo de desenvolver capacidades institucionais nos municípios brasileiros para o planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de políticas públicas, com foco nas cidades das regiões Norte e Nordeste, visando a redução da pobreza, da desigualdade e da exclusão social.

 “Temos que trabalhar pensando nas pessoas e adotando medidas que transformem a realidade de nossa comunidade. O planejamento e a gestão por resultados garantem às prefeituras ferramentas essenciais para o manuseio dos recursos públicos de forma sustentável e consciente”, salientou o prefeito Raimundo Angelim.

Uma das principais linhas de atuação é a oferta de capacitação para gestores e técnicos municipais, por meio do Programa de Formação e Aperfeiçoamento de Multiplicadores. Para atender a essa finalidade, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) foi escolhida para elaboração do módulo “Planejamento Estratégico e Gestão por Resultados”, produzido a partir de uma visão prática de sua aplicabilidade nas prefeituras e com orientação para a resolução dos problemas detectados no dia-a-dia das gestões locais.

Segundo o secretário Municipal de Formação de Recursos Humanos, Claudio Ezequiel, a complexidade do estado moderno exige do administrador público uma postura com foco para resultados “com eficiência, eficácia e efetividade. O curso de planejamento e gestão é importante porque fortalece os municípios, capacitando os secretários para o desafio da administração pública”, explicou.

O curso tem carga horária de 40h e abrange temas como planejamento estratégico (fundamentos, práticas e metodologias), elaboração e gestão integrada de projetos e gestão por resultados. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile