Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Reajuste de 7,42% na energia terá reflexos parciais em dezembro e totais em janeiro

Em meio à insatisfação popular e à ocorrência dos já constantes ‘apagões’ e ‘picos’ em alguns bairros da cidade, a Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou a aprovação do novo reajuste tarifário de 7,42% a ser aplicado sobre a distribuição acreana. O valor do reajuste é resultante das análises da planilha de despesas que a distribuidora local, a Eletrobras Distribuição Acre, envia à Aneel. Com base no relatório, a agência nacional dá sua palavra final no quanto é preciso aumentar pra corrigir inflação dos custos locais. 

Como o aumento tarifário é previsto na data de aniversário contratual da concessão com a Aneel, ele já entra em vigor a partir do dia 30 de novembro, próxima terça-feira. No entanto, os seus efeitos nas contas de luz devem ser sentidos apenas de forma parcial no mês que vem. O reflexo por inteiro deste reajuste será sentido mesmo no mês de janeiro.

A explicação para tais aferições parciais e totais é simples! Em dezembro, as contas que chegarem serão referentes em parte ao mês de novembro (com tarifa antiga) e em parte aos primeiros dias de dezembro (já com o novo reajuste). Exemplificando: quem recebe conta no dia 9 de dezembro, pagará 20 dias sem a nova tarifa (que ainda são de antes de 29/11) e mais 10 dias com a nova tarifa (depois de 30/11). Como em janeiro as contas já correspondem a dezembro e janeiro, o reajuste será totalmente sentido no bolso.

Para o valor de 7,42% (que é de efeito médio; cada classe tem o seu específico), a Aneel justificou que ele foi tirado da variação – para cima – dos custos da aquisição de energia e do aumento da Conta de Consumo de Combustíveis.
 

Sair da versão mobile