O Memorial da América Latina, em São Paulo, foi sede esta semana da Expo Peru. Uma feira de negócios voltada para a promoção comercial e de turismo do país. Este ano, o evento teve como destaque a Rota do Pacífico, pelo Acre.
Segundo o chefe de promoção e eventos da Secretaria de Estado Turismo, Esporte e Lazer – Setul, Heitor Silva, os ministros do Comércio Exterior, das Minas e Energia e da Comunicação do Peru, que estiveram presentes ao evento, apresentaram a rota como um sinal do avanço no processo de integração envolvendo o Brasil e aquele país.
“A rota de integração do Brasil com o Peru, através da Transoceânica, permitirá o aprimoramento das relações comerciais entre os dois países. Hoje é possível chegar ao porto de Illo e de lá atender os mercados da Ásia de forma mais rápida e barata”, explica.
Além dos técnicos da Setul, que participaram fazendo a promoção turística do Estado, o Acre esteve representado também pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado – Fieac, João Salomão, e do secretário de Estado de Desenvolvimento e Tecnologia, Cezar Dotto, ambos apresentaram aos empresários participantes do evento a Zona de Processamento de Exportação – ZEP.
As ZPE‘s, além de pertencerem à mesma classe de zonas francas, têm em comum o objetivo da promoção do desenvolvimento regional. A diferença é que enquanto a ZFM praticamente se restringe à cidade de Manaus, as ZPE’s, embora fisicamente menores, têm uma abrangência geográfica mais ampla, na medida em que poderão ser instaladas em todo país.
Os produtos fabricados na ZFM, quando vendidos no mercado interno, gozam de isenção do IPI e de redução de 88% do imposto de importação incidente sobre os componentes importados. Assim, a ZFM dispõe de condições mais favoráveis do que as ZPE’s quando se trata de vendas no mercado doméstico. Porém, quando se trata de exportações – e é para isso que as ZPE’s são fundamentalmente criadas – elas contam com incentivos mais significativos.
De acordo com as estatísticas do Ministério de Desenvolvimento, Comércio e Indústria, os principais países de destino das exportações do Acre são, pela ordem em 2007, o Reino Unido, a Bolívia, a China, os Estados Unidos e a Bélgica. Em princípio, estes seriam os mercados potenciais das empresas localizadas na ZPE do Acre. (Assessoria)