Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Saerb convoca usuários em débito para acertar sua situação, sem juros ou multas

agua_saerb_10

Como presente de Natal antecipado, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) convoca, a partir da próxima segunda (29), todos os usuários com dívidas a acertar sua situação sem precisar pagar qualquer tipo de juros ou multas. Para facilitar ainda mais, o órgão municipal também parcelará em até 12 vezes a quitação destes débitos, conforme os valores pendentes de cada caso. A campanha durará até o final de dezembro, a fim de regularizar tais devedores no sistema e gerar mais recursos para investir no serviço.

Conforme a assessoria da direção do Saerb, o órgão arca hoje com gastos mensais de cerca de R$ 2 milhões, destinados principalmente para a compra de produtos químicos e às contas de energia elétrica. A sua receita de arrecadações, entretanto, cobre apenas R$ 1,3 mi destes custos. Com tal rombo entre a arrecadação e os gastos, fica difícil destinar recursos próprios para fazer melhorias ao sistema (o que esta iniciativa visa superar).

A campanha também servirá para regularizar a parcela da população que possui ligações clandestinas em suas casas. Neste sentido, o Saerb não aplicará nenhuma penalidade aos ilegais que queiram se regularizar e, ainda, desativará as ligações irregulares. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de pagar pela água consumida tanto para manutenção do serviço, quanto para valorização do recurso hídrico (evitar desperdício).

Segundo estimativas, Rio Branco possui mais de 15 mil ligações clandestinas (número inaceitável, já que a cidade tem uma das tarifas de água mais baratas do país). Elas são grandes responsáveis pelo desperdício na cidade, por isso, o Saerb deseja reduzi-las.

Para aproveitar a campanha e ‘limpar seu nome’ com a prefeitura, os usuários pendentes podem buscar o SAC do Saerb na sede principal, Rua Marechal Deodoro, 347, Centro. Para tirar dúvidas, o órgão ainda dispõe de serviço telefônico gratuito: 0800 647 0195. 

 

Sair da versão mobile