Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Segurança anuncia meta para reduzir crimes no período de Natal

A Secretaria de Segurança Pública colocará em teste neste final de 2010 a sua política de combate à criminalidade, baseada em metas a serem cumpridas por policiais em cada uma das cinco regionais  que dividem a Capital. Com a proximidade das festas de fim de ano, a tendência é que os índices de violência sigam curvas crescentes, impulsionados principalmente pelo volume maior de dinheiro na praça.
pai_noel_2
Na manhã de ontem, a cúpula de Segurança Pública reuniu a imprensa para anunciar a tradicional Operação Papai Noel, que tem por objetivo reforçar a presença policial em pontos estratégicos. O foco estará na área comercial, onde consumidores com mais dinheiro no bolso vão às compras de Natal.

Apesar de já rotineira em todo final de ano, a operação de 2010 terá a diferença de  policiais agindo com um novo pensamento: garantir resultados, o que, por sua vez, será a garantia de compensação financeira para eles. Essa é a chamada meritocracia.

Secretarias de Segurança de Estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro há anos já a adotam e ela tem surtido efeito positivo. Tanto é que o modelo tem se espalhado Brasil afora. O Acre foi buscar em Minas a inspiração para seu sistema de metas.

“Em 2010, ao contrário dos outros anos, a operação começa em novembro e não em dezembro. Ela vem coroar todo um trabalho iniciado em 2007, que tem como objetivo a integração entre as policias, entre todo o sistema de Segurança Pública, com o Ministério Público e o sistema de Justiça Criminal”, disse a secretária Márcia Regina. 

Entre as metas postas pela pasta está a realização de blitzen, revistas a bares, apreensão de armas e drogas. Para reforçar a presença nas ruas, a Polícia Militar usará como reforço seus policiais do setor administrativo. Ao todo, a PM reforçará o policiamento com 130 homens diariamente.

Além da conhecida ação de final de ano, a PM realiza a partir da próxima quinta-feira (18) a Operação Álcool Zero, com missão de flagrar motoristas dirigindo sob influência de bebidas alcoólicas.

“Iremos colocar todos os nossos 48 bafômetros em atividade para coibir os motoristas embriagados”, afirmou o coronel Romário Célio, comandante-geral da PM. Ele também deu aviso para aqueles que costumam beber e depois dirigir: “nós estaremos com nossos bafômetros a todo vapor”.  

papi_noel_3

Sair da versão mobile