O projeto literário Sempre um Papo apresenta em sua edição de novembro, o escritor Mário Prata, que lança o livro ‘Os viúvos’ (Editora Leya). O encontro acontece na filmoteca da Biblioteca Pública, no próximo sábado, 13, às 18h, e também apresenta o livro “Caminhando na Floresta”, de Gomercindo Rodrigues.
Na obra de Mário Prata, seu segundo romance poli-cial traz uma nova aventura do detetive Ugo Fioravanti e seu fiel companheiro Darwin Matarazzo na bela ilha de Florianópolis. Desta vez o ex-policial federal e agora detetive particular, Fioravanti, terá que desvendar dois seqüestros, encontrar a dona de um belo traseiro a pedido do príncipe de Dubai e descobrir quem é o louco remetente E.R.N que lhe envia e-mails com desabafos sobre sua vida tediosa, seus problemas com a Receita Federal e com avisos de vários crimes que cometerá.
Nesta edição, o projeto Sempre Um Papo coloca em prática a proposta de apresentar sempre uma obra lançada no Estado, divulgando também a produção literária local. Gomercindo aceitou estrear essa iniciativa no projeto, que em Rio Branco é uma realização de Fred Perillo, AB Comunicação e Andréa Zílio, com patrocínio da Unimed. Nesta edição com apoio cultural da Rádio Aldeia FM, Sesi e Restaurante Pão de Queijo.
Mais de Mário – Mário Prata já fez de tudo. Como escritor, se envolveu em todos os setores que a atividade pode abordar: jornalismo, teatro, cinema, literatura, televisão, além de inúmeras crônicas e resenhas em jornais e revistas de São Paulo e Rio.
Essas diversas experiências lhe renderam um total de 18 prêmios nacionais e estrangeiros. O caminho começou em Uberaba (Minas Gerais), onde nasceu. Ele viveu a infância e juventude em Lins (interior de São Paulo), e lá descobriu os prazeres da literatura. Em 2000, Prata decidiu dedicar-se inteiramente aos romances, entre eles Os Anjos de Badaró e James Lins (o playboy que não deu certo). Há cinco anos, dedica-se ao estudo e escrita de livros policiais: Purgatório e Sete de Paus. Os Viúvos é o segundo romance com o detetive Fioravanti. Reside há nove anos em Florianópolis, cenário de seus dois últimos livros. Tem dois livros adaptados para o cinema, e Purgatório deve começar a ser filmado ainda em 2010.
Convidado – Gomercindo Rodrigues é engenheiro agrônomo e advogado. Natural do Pantanal, e se considera um apaixonado pela Amazônia. Conhecido por ser companheiro de luta do líder sindical e ambientalista Chico Mendes.
Em ‘Caminhando na Floresta’, Gomercindo relata, também com depoimentos colhidos de várias pessoas, a resistência dos empates que viveram junto a Chico Mendes, toda a luta ambiental travada há mais de 20 anos no Acre. Mais que isso, ele também mostra em sua obra, crenças e costumes do povo da floresta. O prefácio de sua obra é assinado por Marina Silva, já a ‘orelha’ do livro, é feita pelo jornalista Zuenir Ventura, que escreveu duas obras sobre Chico Mendes.
Serviço
Sempre um Papo em Rio Branco
Data: 13 de novembro
Lançamento do livro “Os Viúvos”
Local: Biblioteca Pública – Av. Getúlio Vargas, Centro
Horário: 18h
Mais informações: az.culturacre@gmail.com / 9977 8155