Na próxima segunda-feira, 22, o Senai fará lançamento oficial do Centro de Exames para Certificação (CEC), o primeiro implantado na região Norte. A cerimônia ocorrerá às 8h30, no Núcleo da Construção Civil/Cetemm, com um café da manhã para a imprensa, empresários e o público presente. Contará ainda com a entrega das carteiras e certificados aos profissionais que foram submetidos às provas e aprovados.
O CEC tem o objetivo de certificar profissionais da construção civil que já possuem experiência, mas nunca passaram por um curso, e por isso, não têm como provar competência.
Essa é a realidade de muitos profissionais que atuam como eletricista, pedreiro, pintor e encanador, que adquiriam conhecimento apenas com a prática diária. A falta de certificado, muitas vezes, gera problema na hora de arrumar um emprego, já que as empresas começam a exigir comprovação de competência para contratação.
Segundo o presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), empresário Carlos Sasai, é imprescindível contratar profissionais com boas referências, principalmente quando o assunto em questão são obras grandes.
“Quando você contrata uma pessoa despreparada, o prejuízo é grande, pois precisamos fazer reparos depois que a obra fica pronta”, exemplifica.
Por isso, o Senai começou a certificar profissionais destas áreas mediante a um teste prático no Centro de Exames para Certificação (CEC), instalado no Núcleo da Construção Civil, uma unidade do Senai, situada no Distrito Industrial.
Segundo a coordenadora do CEC, Alessandra Ferraz, o processo de certificação é rigoroso, mas não há nada que um profissional com experiência não consiga fazer. “Os profissionais que tiverem interesse em obter certificação podem procurar o CEC e realizar provas teó-ricas e/ou práticas, de acordo com as normas técnicas ou perfil da profissão”, destacou. (Ascom Fieac)