O pedreiro Ocivaldo Freitas, 34, atua na área há oito anos, mas como a maioria dos profissionais deste segmento não passou por nenhum curso de qualificação antes de iniciar na atividade. O básico ele aprendeu com os irmãos. Já o aperfeiçoamento surgiu com a prática diária.
Ontem, 22, durante o lançamento oficial do Centro de Exames para Certificação (CEC), Ocivaldo recebeu sua carteira funcional e certificado. A instituição teve o Centro implantado recentemente no Estado, sendo o primeiro da região norte habilitado pelo Sistema Senai de Certificação de Pessoas (SSCP) e acreditado pelo Inmetro. “Fiz a prova e passei. Agora eu tenho como comprovar que dou conta de uma obra”, orgulha-se o pedreiro.
Segundo a diretora regional do Senai, Solange Chalub, essa é a intenção do CEC: valorizar o profissional competente e garantir às empresas uma referência para a contratação dessa mão-de-obra com qualidade.
“Àqueles profissionais da área, seja pedreiro, pintor, encanador ou eletricista, que desejam adquirir certificado, nos procurem aqui no Núcleo da Construção Civil, no Senai do Distrito Industrial para participar da prova prática. Ela tem a duração de aproximadamente oito horas”, destaca.
Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Carlos Sasai, no ato representando também o presidente da Fieac, a certificação é um passo importante para o setor. “As indústrias não têm tempo para estar atrás da referência do profissional ou fazendo testes para saber se ele é capaz ou não de trabalhar em alguma obra. Essa certificação veio para nos dar uma garantia e facilitar o nosso trabalho”, reforçou. (Ascom Fieac)