Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TJ/AC deve receber apoio do CNJ para evitar a redução do orçamento de 2011

Um grupo de apoio criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai ajudar os Tribunais de Justiça dos Estados na negociação orçamentária 2011 do Poder Judiciário. A meta é evitar novos cortes que possam comprometer o funcionamento dos tribunais.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) é um dos que deve receber a visita do grupo de trabalho. De acordo com o secretário-geral do CNJ, Fernando Marcondes, há informações de que “o tribunal não está conseguindo dar posse na promoção de juízes porque não tem verba para pagar”.  A previsão de gastos da Justiça Acreana para 2011 é de R$ 222 milhões.

No Norte, além do Acre, o Amazonas é outro estado cotado para receber visita do grupo de apoio ainda este ano. Os Tribunais de Justiça de São Paulo e Sergipe também devem ser contemplados. O de São Paulo, aliás, em decorrência de ser o maior do país, deve ser o primeiro a ser visitado. Sua previsão orçamentária para o próximo ano é de R$ 12, 3 bilhões.

De acordo com dados colhidos pelo Conselho Nacional de Justiça em todo país, 90% dos recursos da Justiça Estadual são gastos com pagamento de juízes e servidores, faltando receita para investimentos em modernização. Nas regiões Norte e Nordeste foram constatados casos de juízes que sequer tinham um computador para trabalhar.

O presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Pedro Ranzi, prefere aguardar a chegada do grupo de trabalho para se posicionar acerca do assunto. Até lá, a equipe técnica do TJ/AC trabalhará na coleta de dados e informações para subsidiar o trabalho.

 

Sair da versão mobile