22 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

22 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

TJAC instala duas novas unidades judiciárias na Comarca de Rio Branco

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
03/11/2010 - 18:27
Manda no zap!CompartilharTuitar

O Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desembargador Pedro Ranzi, conduzirá no dia 4 de novembro, a partir das 16h, no Fórum Barão do Rio Branco, a solenidade de posse do Juiz de Direito Ednaldo Muniz dos Santos como Titular da Vara Cível da Comarca de Sena Madureira e da Juíza de Direito Thais Queirós Borges de Oliveira Abou Kalil como Titular da Vara Criminal da Comarca de Senador Guiomard.

A remoção dos dois magistrados foi decidida por unanimidade pelos desembargadores que compõem o Tribunal Pleno Administrativo, durante sessão extraordinária realizada no dia 24 de setembro deste ano.

Durante a solenidade também serão instaladas a 2ª Vara do Tribunal do Júri e o Juizado Especial de Fazenda Pública, ambos da Comarca de Rio Branco. A instalação dessas duas unidades judiciárias foi aprovada pelo Tribunal Pleno Administrativo durante sessão extraordinária realizada no dia 23 de agosto deste ano.

A 2ª Vara do Tribunal do Júri processará e julgará os crimes dolosos contra a vida e conexos, na forma consumada ou tentada, bem como organizará e presidirá o 2º Tribunal do Júri. Também terá como competência o processo e julgamento dos crimes militares praticados por oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Acre e por seus assemelhados.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A prática e a comunicação dos atos processuais na nova unidade serão exclusivamente por meios eletrônicos, atendidos os requisitos de autenticidade, integralidade, validade jurídica e interoperabilidade da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

Por sua vez, o Juizado Especial de Fazenda Pública terá por objetivo agilizar o julgamento de situações como a anulação de multas por infrações de trânsito, a impugnação de lançamentos fiscais (a exemplo de ICMS e IPTU), infrações de normas sobre postura municipal, principalmente no caso de pequenas e microempresas, e outras questões tributárias.

Será a quarta unidade judicial acreana a experimentar os benefícios da utilização do processo eletrônico. Há um indicativo de que a Juíza de Direito Regina Longuini, Titular da 2ª Vara de Fazenda Pública de Rio Branco, terá  competência prorrogada para responder pela nova unidade judiciária.

Com a instalação dessa unidade, o TJAC dá cumprimento à Lei nº 12.153/2009 e ao Provimento da Corregedoria Nacional de Justiça nº 07/2010, que determinam a criação de Juizados Especiais da Fazenda Pública no âmbito dos estados e municípios brasileiros, a fim de acelerar a tramitação de ações – nas quais estados e municípios são réus -, que não ultrapassem 60 salários mínimos, aproximadamente R$ 30 mil. (Assessoria TJ/AC)

 


 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Eleitores de Acrelândia contrariam a maioria e votam pela manutenção do fuso horário atual

Próxima Notícia

Caixa Econômica Federal realiza a maior mostra simultânea do país

Mais Notícias

O caso aconteceu na noite deste sábado, 21. Foto: A Gazeta do Acre
3º destaque

Pedestre fica ferido após ser atingido por carro na AC-40; condutora abandona veículo e foge

22/02/2026
Foto: Espetáculo “Afluentes Acreanas” do Teatro Candeeiro.
Destaques Cotidiano

Teatro Candeeiro retorna com nova temporada de “Velório à Brasileira” no Sesc Centro

22/02/2026
O incêndio teria sido causado por um morador da própria residência. Foto: Reprodução
Geral

Homem coloca fogo na própria casa e incêndio mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

22/02/2026
Secretaria Municipal de Saúde confirma resultado negativo para Mpox
Geral

Secretaria Municipal de Saúde confirma resultado negativo para Mpox

21/02/2026
Projeto 'Acreane-se' abre nova temporada de passeios históricos pelas praças de Rio Branco
Geral

Projeto ‘Acreane-se’ abre nova temporada de passeios históricos pelas praças de Rio Branco

21/02/2026
Foto: Assessoria
Geral

Competição de robótica abre Semana de Sistemas de Informação da Ufac no Via Verde Shopping

21/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Caixa Econômica Federal realiza a maior mostra simultânea do país

Mulher sofre acidente ao evitar atropelamento de criança

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre