Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

União do Vegetal promove Dia da Saúde, no domingo

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal da Administração Central da 7ª Região, promove neste domingo (14), no Núcleo João Lango Moura, no km 0 da Estrada do Mutum, um Dia de Saúde, destinado a toda população de Rio Branco.

De acordo com Raimundo Tavares da Silva (Teca), membro do núcleo, na oportunidade cinco médicos estarão à disposição dos participantes para os devidos atendimentos. A apresentação de palestras voltadas à prevenção de doenças também faz parte da programação.

Na oportunidade, a unidade móvel do Hemoacre estará presente para captação de possíveis doadores de sangue, além de outras atividades como aferição de pressão, aplicação de vacinas, exames para diabetes, dentre outros. “Qualquer pessoa pode participar, não precisa ser membro do núcleo, uma das missões da União do Vegetal é justamente a beneficência”, observa Teca.

Segundo ele, a equipe está preparada para receber um grande número de pessoas. O atendimento será realizado de 8h às 12h da manhã. A idéia é inserir o Dia da Saúde como parte integrante do calendário anual de atividades do Núcleo João Lango Moura.

 
A União do Vegetal é adepta do uso ritualístico da ayahuasca – chá produzido a partir de cipó e folhas retirados da floresta – também conhecido por Santo Daime. Sua origem está diretamente ligada à pessoa de Mestre José Gabriel da Costa.

Natural do município de Coração de Maria, na Bahia, Gabriel veio para o Acre como soldado da borracha, em 1922. Aqui, na região de fronteira com a Bolívia, onde foi deslocado para cortar seringa, acabou tendo contato com o chá através de um colono chamado Chico Lourenço.

Ao comungar o vegetal, Gabriel reconheceu a sua missão espiritual e, a partir de então, dedicou sua vida a doutrina. Faleceu em 24 de setembro de 1971 em Brasília, mas deixou seguidores por todo mundo. No Acre a União do Vegetal tem 19 núcleos espalhados em diversos municípios, sendo três deles só na Capital.

 

Sair da versão mobile