Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Uso de relógio e aparelhos eletrônicos estão proibidos no vestibular da Ufac

O vestibular é visto como o ápice da vida estudantil, na qual as provas representam uma avaliação de todo conhecimento acumulado, com uma pitada de sorte. A Universidade Federal do Acre realiza o seu processo seletivo no próximo domingo (14) e segunda-feira (15). E nas vésperas da prova, cabe aos candidatos muita atenção.

A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve-Ufac) alerta os vestibulandos para realizar a leitura do Manual do Candidato e estejam atentos aos locais e horários de prova. Os portões se fecham às 8h40. A presidente da comissão, Nedy Albuquerque, na palestra de capacitação dos fiscais do vestibular, realizada durante toda esta semana, alertou que desde os corredores até a sala de aula está proibido o uso de relógios, aparelhos eletrônicos e de comunicação. A comissão optou por uma postura mais rígida, então não vai se responsabilizar por nenhum pertence do candidato, fazendo o uso dos “saquinhos” ou identificação de objetos pessoais, logo, bolsas, mochilas e celulares também não são permitidos.

Um destaque é que nesse ano está proibida a manipulação de alimentos durante a prova. Como a duração é de quatro horas, ou seja, concluindo às 13h, os candidatos têm o costume de levar doces e biscoitos, mas por causa das embalagens e até do constrangimento a outros candidatos, o descumprimento dessa norma leva a exclusão do vestibular. Isso vale também para as garrafas d’água, pois todos os locais foram analisados e possui bebedouros a disposição do evento.
A lista de alocação dos candidatos e tabela com as linhas de ônibus de acesso aos locais de prova estão disponíveis no site da instituição.

(www.ufac.br/vestibular/vestibular2011). E para aqueles que vão fazer a prova na Ufac, a comissão também postou o mapa do campus de Rio Branco, pois já que são muitos prédios, para os que não a conhecem, pode ser um local mais complicado no acesso.

“No cursinho concluí que meu arrependimento é não ter aproveitado melhor o Ensino Médio”, comenta a vestibulanda, Maria Rhaíssa. Também muitos concorrentes balan-ceiam a oportunidade de fazer um curso em uma faculdade pública, como o acadêmico de Direito, Simmel Sheldon, que cursava o 2º ano de Direito em uma faculdade particular e ano passado tentou o vestibular na Ufac e passou. A aprovação é uma alegria para a mãe do candidato, pela conquista e pela economia, além de simbolizar a transição para um certificado federal.

Apesar de ter mais de 17 mil inscritos, esse vestibular segue o padrão de vestibulares anteriores com o curso mais concorrido sendo Medicina, com 43 candidatos por vaga. Direito, mesmo tendo vagas disponíveis em Cruzeiro do Sul, segue como segundo mais concorrido na Capital com a concorrência de 27 por vaga.
A data prevista para ser publicada relação de candidatos aptos para redação sai até dia 30 deste mês e o resultado final até dia 15 de janeiro de 2011. Boa Sorte! (Miriane Teles)

Sair da versão mobile