O presidiário Ivan de Souza Moraes, 22 anos, que no dia 13 de outubro atirou onze vezes contra um policial (errando todos os disparos) é acusado de executar a tiro de espingarda o fazendeiro Antônio de Almeida, 65 anos, que era brasileiro, mas possuía uma Fazenda na Bolívia onde cultivava maconha. Ivan fugiu do presídio Estadual, com outro presidiário, Rodney Leite da Silva cerca de dez dias depois de ter sido preso e voltou a cometer mais um crime.
O crime aconteceu na madrugada deste domingo, 14, em território boliviano e após assassinar o fazendeiro Ivan teria jogado o corpo no rio Abunã fugindo para o Projeto São Gabriel, onde reside o agricultor Isman Lima de Moraes, 53 anos, pai de Ivan, que o entregou à Polícia Civil do município de Capixaba.
Entenda o caso – Há a cerca de três anos, Ivan Moraes, estaria caçando nas terras pertencente a Fazenda de Antonio Almeida, quando descobriu um plantio de maconha, que o fazendeiro possuía.
Diante da descoberta Ivan “Arranca toco” decidiu roubar parte da plantação que teria somado aproximadamente nove quilos de maconha.
O “cocaleiro” proprietário da droga descobriu que Ivan seria o autor do roubo e teria contratado três pistoleiros para matar Ivan, que fugiu para Rio Branco, mas continuou sendo “caçado” pelos pistoleiros.
Com a prisão dele ocorrida no dia 13 de outubro passado, os pistoleiros retornaram para a Bolívia, onde teriam comunicado ao traficante que Ivan estaria preso e, portanto ficaria difícil matá-lo dentro do Presídio.
Fuga do presídio e retorno ao plantio de maconha – No dia 25 de outubro, Ivan Moraes juntamente com um comparsa conseguiu fugir do Presídio Estadual e retornou para o Projeto São Gabriel onde reside o pai.
No Projeto Ivan “Arranca toco” foi informado que Antonio de Almeida, “o cocaleiro” estaria se preparando para entregar um carregamento de maconha.
De posse da informação “Arranca toco” e dois comparsas prepararam uma tocaia que objetivava roubar o carregamento de maconha.
Na madrugada de domingo, 14, o fazendeiro Antonio, saiu de sua propriedade na Bolívia e foi “tocaiado” por Ivan e dois comparsas ainda não identificados oportunidade em que Ivan teria executado o “cocaleiro” com um tiro na nuca.
Na delegacia Ivan surpreendeu a todos ao revelar o verdadeiro motivo que o fez se entregar a polícia.
Ele contou que matou o traficante, mas negou que tivesse contado com ajuda de outras pessoas, afirmando que agiu sozinho, pois sabia que o fazendeiro teria contratado pistoleiros para matá-lo.
Por motivos de segurança o presidiário Ivan de Moraes, foi transferido para uma Delegacia em Rio Branco.
Presidiário revela como conseguiu fugir do Presídio Em Rio Branco
Ainda na delegacia Ivan contou como conseguiu fugir do Presídio Estadual em Rio Branco. Ele contou que aproveitou o banho de sol para se esconder e esperou escurecer para pular a muralha.
Em seguida pegou uma carona de carro até município de Senador Guiomard, onde naquela cidade conseguiu outra carona até o município de Capixaba e seguiu para o Projeto São Gabriel, onde foi para a casa de seu pai.
Ele negou ter fugido na companhia do presidiário Rodney Lima.