Um grupo de vândalos invadiram a sede do Sindicato dos Estivadores do Acre, localizada no bairro Seis de Agosto. Lá, eles furtaram R$ 3,7 mil e 1 computador, adquirido há pouco tempo pelo sindicato. O roubo aconteceu na madrugada de ontem, 24.
Segundo informações de Francisco de Oliveira da Silva, presidente da entidade sindical, os ladrões arrombaram uma janela, romperam a grade e entraram no prédio.
Francisco informou que o dinheiro levado pelos ladrões seria usado para a reforma do prédio. Já o computador era avaliada em R$ 2,5 mil, mas ainda seria paga apenas a sua primeira prestação.
O Sindicato dos Estivadores é o mais antigo do Estado. Ele foi fundado em 15 de julho de 1959, durante a década de 60. A entidade chegou a possuir mais de 300 sócios, que prestavam serviço de descarregar os navios que saíam do Acre levando castanha e borracha para outros estados.
Com a abertura da BR-364, o estreitamento natural do Rio Acre e a conseqüente queda e quase extinção do extrativismo da castanha e borracha, o Sindicato dos Estivadores perdeu a maioria dos sócios. Hoje, ele ficou restrito à quantidade de apenas 60 filiados, que resistem a modernidade do serviço de carga e descarga.
Os poucos estivadores existentes atualmentge são absorvidos pelas transportadoras que operam no Estado.