Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Hospital de Tarauacá, Festival Yawa e 364 são temas de programa

O Programa de Rádio “Dois Dedos de Prosa”, veiculado ontem nas principais rádios acreanas, foi gravado na cidade de Tarauacá, onde o governador Binho Marques esteve na semana passada para fazer a inauguração de uma nova delegacia na cidade e para participar do Festival Yawá. Sobre o evento indígena, Binho disse ter sido muito bem recebido por toda comunidade.

Binho2011
“O Acre tem um grande motivo para se orgulhar que é essa diversidade cultural. Nós temos dezesseis etnias, dezesseis povos e vivendo em harmonia, o que é melhor. Temos também três povos que sequer foram contatados. E esse festival é muito bonito e nós o apoia-mos, porque ele resgatou tradições que já tinham se perdido há décadas”,  ressaltou Binho.

Nesse novo formato do programa, os telespectadores também fazem perguntas. Uma delas foi sobre a construção da BR-364, obra considerada prioritária pelo Governo. Ele lembrou que inicialmente a previsão de investimento era de R$ 500 milhões, mas hoje chega a quase R$ 1 bilhão devido à inclusão da construção das pontes sobre os rios que cortam a estrada. “Essa obra é uma obra de uma magnitude fenomenal.

Negociamos recursos com o Banco Mundial, o BNDES, e o Governo Brasileiro para podermos fazer um investimento nunca visto antes. Nós tivemos aqui regularmente 3 mil homens, mais de mil e quatrocentos equipamentos e só não vamos concluir por um único motivo: as chuvas do ano passado. A BR tem em torno de 700 quilômetros e vai ficar faltando para sua conclusão de 50 a 70 quilômetros. As pontes estarão prontas, aquela que não estiver pronta vai ficar faltando apenas acabamento para que o nosso futuro governador, Tião Viana, possa inaugurar no ano que vem”, afirmou.

Binho também respondeu a um questionamento sobre os investimentos em saúde. Lembrou que o Hospital de Taraua-cá será entregue ainda neste ano, totalmente equipado. “Isso vai fazer com que nós tenhamos aqui em Tarauacá não só um novo prédio, mas um novo hospital ligado ao sistema de saúde que se conclui até o final do ano”. (Agência Acre)

 

 

Sair da versão mobile