O presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Pedro Ranzi, juntamente com o desembargador Aldair Longuini, esteve ontem em Brasília para tratar do orçamento do judiciário acreano para 2011.
Os magistrados visitaram diversos gabinetes da bancada acreana, entre os quais do deputado Gladson Cameli (PP), a quem solicitaram recursos de emendas para a construção do fórum de Rodrigues Alves e para a Campanha de Combate à Droga no Acre.
O des. Ranzi entregou ainda ao deputado um folder contendo as propostas do Tribunal de Justiça para o Orçamento 2011.”O folder é também uma pequena mostra das ações da Justiça acreana nos últimos anos”, disse o presidente do TJ/AC.
Pedro Ranzi deverá passar a presidência do TJ a Aldair Longuini no mês de fevereiro próximo, seguindo o princípio de revezamento do Pleno. O atual presidente aproveitou para pedir ainda ao deputado Gladson Cameli para interceder junto às autoridades econômicas em Brasília pela liberação de recursos para o TJ contingenciados de orçamentos anteriores.
Em sua exposição das ações do TJ durante sua gestão, Ranzi destacou a posse de mais de 20 novos magistrados e a política de estruturação e expansão do Tribunal de Justiça em todo o Estado. O TJ pretende também enviar juízes para os municípios de Thaumaturgo, Porto Walter, Jordão e Santa Rosa do Purus, os únicos que ainda não possuem magistrados residentes.
Por fim, Ranzi lembrou ainda que o TJ quer dar continuidade aos programas tradicionais já desenvolvidos .Dentre eles, os de grande dimensão social, como o Projeto Cidadão e a Justiça Comunitária, que já realizou cerca de 36 mil atendimentos nos últimos tempos.
Segundo o desembargador, o TJ quer implantar também a chamada Justiça Itinerante, que deverá levar, a cada três meses, juízes, promotores e defensores aos municípios que ainda não contam com uma estrutura judicial para atendimento á população.
“O TJ/AC quer alcançar todos os rincões do Estado e garantir atendimento jurisdicional a todo o Acre”, resumiu. Ranzi deverá estar de volta ao Acre hoje para assumir interinamente o Governo do Estado, enquanto Longuini ficará na capital federal para participar da reunião de bancada acreana nesta quarta-feira para a discussão do Orçamento 2011. (Assessoria)