Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

DIA D

A entrada triunfal da linda noiva Julia Tainá de braços dados com o pai Júlio Eduardo, o doutor Julinho (1), para a cerimônia religiosa de seu casamento com Marcelo Chaves ocorrida sexta-feira, 10, na Igreja Santa Inês. No altar, após o “sim”, o casal com os pais Concita Maia e Júlio Eduardo e Socorro e Eronilson Chaves (2). A caminho do buffet Solar do Barão, onde aconteceu a recepção, uma paradinha estratégica dos noivos Tainá e Marcel (3) para alguns flashes em pontos históricos da cidade, como o Palácio Rio Branco. As fotos são de Edison Caetano.

Dia-D1
OSCAR DA JUSTIÇA ACREANA
O repórter da Rede Globo Marcelo Canellas (4) aterrissa na cidade amanhã, 13, para participar da programação do Prêmio de Jornalismo realizado pelo Ministério Público do Acre. Na solenidade, que acontecerá às 19h do dia 14 de dezembro, no Teatro Plácido de Castro, ele participará da cerimônia de entrega das premiações e ministrará a palestra Imprensa e Cidadania. Será a noite do Oscar da Justiça acreana com atrações musicais e ainda o sorteio de passagens aéreas para todos os presentes. A cerimônia é aberta ao público.

O ‘CASARÃO’ RESSURGE!
Se há uma obra realizada neste ano que mudou a cara do Centro da cidade e alegrou muito a vida dos acreanos, com certeza foi a inauguração do Casarão, restaurado pelo atual governo. Tal como a ave Fênix, o CASARÃO, símbolo da eferves-cência política e cultural dos anos 80, ressurgiu das cinzas, após longo processo de revitalização, foi tombado como patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e cultural do Estado do Acre e entregue à população acreana pelo governador Binho Marques, o presidente da Fundação Elias Mansour Daniel Zen, autoridades e familiares do jornalista Chico Pop com muito barulho na noite de sexta-feira, 10.
***
Na ocasião, o jornalista Chico Pop, considerado um dos maiores ícones da cultura acreana, nos anos 70 e 80, foi homenageado com o espaço batizado de “Sala Chico Pop” contendo exposição e peças culturais do acervo do jornalista doadas pela família, localizada no segundo piso do prédio. O pai Francisco Menezes, os irmãos Pedrinho e Nete e a prima de Chico Pop, Nazaré Menezes, participaram do emocionante momento da entrega da sala, juntamente com o governador Binho Marques, o ex-governador e senador eleito Jorge Viana e do jornalista Marcos Afonso (5). No segundo piso há ainda uma sala de Memória e Multimeios e outra sala de Artesanatos.
***
Personagens da vanguarda cultural acreana que freqüentaram o Casarão se misturavam às personagens atuais da cena política, cultural e social acreana em clima de confraternização, ao som da banda Mapinguari Blues e dos vocais de Ronnie Blues, Pia Vila (6) e do “Capu” Clenilson Batista (7). Quem esteve por lá? Patrycia e Marcos Afonso com o companheiro Lhé (8); André Kamai, Carlos Eduardo, o Cacá e Sérgio Roberto (9), os casais Augusto e Vanessa Igami e Aníbal Diniz e Elisângela Pontes (10); o escritor e ativista cultural Gregório Filho e a bela Ana Paula Bousquet (11); Shaianne Magalhães, Surama Choul, Felipe Mesquita, Rose Farias e Jussahara Fernandes (12). As fotos são de Gleilson Miranda.
Ainda neste mês de dezembro será lançado o livro sobre a vida de Chico Pop escrito pela jornalista Giselle Lucena, que foi tema de sua monografia de conclusão do curso de Comunicação Social na Ufac.

CURTAS

* As lojas do Grupo VLG e as franquias Arezzo, Perepepé, Lilika & Tigor, Ok Magazine, Via Uno e Hering estarão de portas abertas nos dias 12 e 19, domingos que antecipam o Natal. Boa oportunidade para quem está sem tempo de fazer as compras de final de ano e de experimentar o modelito para o réveillon.

* O fotógrafo DIEGO GURGEL, um dos mais novos “couchsurfers” do Acre, recentemente, hospedou  três espanhóis que trabalham como controladores de satélite e se divertiu muito com o trio. Ele e alguns acreanos que participam do site www.couchsurfing.com volta e meia se encontram para trocarem as experiências.

* Parabéns à estudante acreana Eduarda Moura Pinheiro, que foi a campeã nacional da Olímpiada de Língua Portuguesa ESCREVENDO O FUTURO. A jovem, que é aluna da professora Elizângela Oliveira na 7ª série da escola de Ensino Fundamental Rita de Cássia, na periferia de Cruzeiro do Sul, venceu na categoria ‘memória’, através do texto “Chão Varrido”.

* Ainda dá tempo de assistir hoje, 12, a apresentação da peça “O Santo e a Porca” adaptada da obra de Ariano Suassuna pelo Grupo de Tea-tro “Nóis da Casa”, às 20h30, na Usina de Artes.

* Hoje o artista acreano César Farias, que interpreta o “ZÉ JARINA”, se apresentará em São Paulo dentro da programação do Rumos Itaú Cultural.

* O show será gravado e fará parte de uma série de programas de TV, que também trazem entrevistas e making of das apresentações dos artistas premiados no Edital Rumos Música, e serão veiculados em emissoras de rádio e televisão no Brasil e no exterior.

* A partir do dia 16, acontece em Rio Branco, no Cine Teatro Recreio o FESTIVAL INTERNACIONAL PACHAMAMA – Cinema de Fronteira, com a participação do ator Matheus Nachtergaele, convidado especial do evento.

* Bom dia, domingo! Até quinta-feira.

Dia-D2
Oi, vó! Parabéns pelo seu aniversário, amanhã, dia 13.Eu Guilherme, vovô Ernani, mamãe Arianni, tia Andréia, Adriana e titio Berg, te amamos muito. Você é nossa estrela. Continue a brilhar e iluminar nossos corações. Beijos!

 

Sair da versão mobile