Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Gazetinhas 05/12/2010

* Imperdível, sob todos os aspectos, a entrevista exclusiva do presidente Lula a esta GAZETA, nas páginas 4 e 5.

* Impressiona como ele está muito bem informado sobre o Estado.

* Por exemplo, sobre os investimentos que foram, estão sendo e serão feitos nas diversas frentes de obras.

* E não se esquivou também de fazer uma análise objetiva, sincera sobre os resultados das últimas eleições no Estado.

* A entrevista foi feita da seguinte forma: a iniciativa partiu da Secretaria da Presidência, propondo que o jornal fizesse cinco perguntas, sem restrições a qualquer assunto.

* O jornal foi fundo, explorando, sobretudo, os resultados das eleições; o relacionamento com a ex-ministra e senadora Marina Silva; se ele pretende ainda visitar o Acre…

* Sobre os resultados das eleições, ele diz que o Acre é um “caso sociológico” a ser estudado e precisa ser estudado.

* Voltou a repetir que a culpa não é do povo e ele mesmo pretende vir ao Estado para estudar as causas desse “fenômeno”.

* Por essas e outras, vale a pena ler a entrevista, que a assessoria da Presidência fez questão que fosse publicada neste matutino, por ser referência regional, e num domingo, dia de maior tiragem.

* Em tempo: governador eleito Tião Viana e o irmão Jorge têm encontro marcado com Lula nos próximos dias.

* Os nobres da bancada federal do Acre precisam acordar e entrar nesta briga pelos royalties do petróleo.

* Têm um bom argumento: se os estados sulistas se acham cheios de razão em cobrar royalties pelo petróleo, o Acre e a Amazônia, por extensão, têm todo o direito de cobrar pela floresta.

* Não é um bom argumento?

* Estudantes e sindicalistas prometem radicalizar na semana que entra para abortar de vez a ameaça de aumento da passagem de ônibus e cobrar a renovação da frota.

* Vai ter.

* É grave a situação da dengue na cidade. De 300 casos por semana, passou para 800 e pode virar uma epidemia fora do controle.

* Aí não tem outra: é a Prefeitura e o Estado fazendo a sua parte e a população a sua.

* Professor Gleyson Moura de Lima, da escola Leôncio de Carvalho, na Vila Acre, convidando para a exposição literária nesta segunda-feira, no Sesc/Bosque.

* Sem apoio oficial, ele e outros professores de Literatura fizeram um belíssimo trabalho com os alunos, convidando escritores locais para discutir suas obras e amanhã apresentam os resultados desse trabalho.

* Em tempo: de Curitiba, o escritor Cristóvão Tezza, atualmente um dos melhores do país, com vários prêmios nacionais, manda e-mail ao colunista dizendo que está lendo e se divertindo com o papelucho “Acre Onde o vento faz a curva”.

* Tá bom, leitor, então vai mais uma questão que vazou do teste que o Tiririca fará para assumir como deputado federal:

* Foi no dia 13 de maio que a princesa Isabel: ( ) aumentou a tanajura ( ) botou água na fervura ( ) engoliu a dentadura ( ) segurou a coisa dura ( ) aboliu a escravatura.

* De bobo, porém, o Tiririca não tem nada. Perguntaram a ele por que não se candidatou pelo Ceará.

* A resposta: “no Ceará não tem abestado; os paulistas merecem isso”.

Sair da versão mobile