Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Briga, polícia e muitos gols na final da Segundona de Futsal

O que era para ser a decisão do quadrangular final do Campeonato Estadual Acreano de Futsal, da Segunda Divisão, acabou sendo manchada por dois fatos: uma atitude anti-desportiva do goleiro do Amazônia, Rômulo, e uma briga envolvendo jogadores e torcida do Capixaba. A polícia esteve presente e acabou autuando em flagrante os infratores detectados.

O presidente da Federação Acreana de Futsal, Auzemir Martins, prometeu ser severo com os envolvidos no tumulto. “Iremos provocar uma reunião para tomar uma atitude sobre o que ocorreu hoje”, disse. Parte da delegação do Capixaba, ainda presente, cobrou a mesma severidade quanto ao jogador Rômulo.

O diretor de Esportes de Alto Rendimento, Hélio César Koury, e o secretário de Esportes da Setul, Cassiano Marques, entregaram os troféus para os capitães das duas equipes. “Espero que em 2011 Capixaba venha mais organizada para abrilhantar ainda mais o futsal”, disse Hélio. “A participação do interior vem fortalecer o futsal acreano”, complementou Cassiano.

 Amazônia 5×5 Capixaba – No confronto dos invictos, o Capixaba conseguiu rapidamente abrir 2 a 0, no oportunismo de Leonardo e no chute de Lucas Soares que teve a contribuição do goleiro Rômulo. O Amazônia respondeu com Pretinho, primeiro em contra-ataque e o do empate em jogada de pura raça para chutar cruzado. Após perder algumas oportunidades de gol, o Capixaba voltou a ficar na frente em jogada individual de Dhonatan, passando por dois e chutando de bico rasteiro: 3 a 2, placar da etapa inicial.

Nos momentos iniciais da última etapa, o Amazônia perdeu chance numa blitz contra o gol adversário. Mas foi Joel, praticamente do meio da quadra, quem deixou tudo igual. Gustavo sofreu e bateu penalidade, deixando pela primeira vez o Amazônia na frente do marcador. E num toque de sutileza, Edmundo bateu de primeira por cobertura ampliando para 5 a 3.

Começou então a reação do Capixaba. Romário Soares recebeu na tabela e emendou, diminuindo para 5 a 4. Segundos após, Alecsandro limpou e chutou cruzado para deixar tudo igual e levantar o público presente.

Anti-desportivo – Rômulo foi sacado da equipe para a entrada de Pitiu como goleiro-linha. Numa perdida de bola o Capixaba partiu para o contra-ataque sendo três jogadores contra apenas um, quando, do banco de reservas, Rômulo entrou em quadra e fez a falta, matando a jogada. A arbitragem expulsou o jogador e deu lance livre-direto, para revolta da torcida e jogadores de Capixaba.

“Me senti prejudicado. Se fosse a torcida ainda entenderia, mas foi um jogador dele. E o tiro-livre? Seria a 6ª falta”, disse Paulo, presidente e técnico do Capixaba. Porém o árbitro Carlos Ronne explicou que aquele tipo de atitude é esta falta. Bujica, diretor do Amazônia, apenas lamentou: “Foi uma atitude isolada dele (Rômulo), não foi nada planejado por nossa parte. Lamentamos, mas existe uma Comissão Disciplinar para avaliar a jogada”.

Agressão e polícia – Torcedores e depois contou com a presença de jogadores, começaram uma briga com um dos árbitros do jogo, generalizando e sendo preciso várias pessoas para apartar o tumulto. Em instantes a Polícia Militar foi acionada e várias pessoas, entre jogadores e torcedores, foram detidos para depoimento.

Campo Grande 5×6 Big Bran – A última vaga para a 1ª Divisão do Estadual Acreano de Futsal, juntamente com Amazônia e Capixaba, foi garantida pela equipe de Cruzeiro do Sul, Big Bran. A ascensão foi assegurada com a vitória sobre o Campo Grande por 6 a 5.

O Campo Grande abriu o marcador com Weverton, mas o Big virou com Emerson e Israel, mas antes do intervalo a equipe da Capital empatou com Antônio José. Na etapa final o Campo marcou novamente com Antônio José. A partir daí a equipe juruaense emplacou uma série de gols com Emerson, Franck Valdo, Fladson e Erison, virando paara 6 a 3. O Campo Grande ainda esboçou uma reação com Alexandre e Mauricélio, mas parou aí: 6×5.

Sorteio – No intervalo da decisão, a Federação Acreana de Futsal realizou o sorteio de uma bicicleta e de uma televisão para a torcida local. Os dois vencedores levaram os prêmios e as notas ficais.

Sair da versão mobile