Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acordos celebrados na 2ª Vara Cível ultrapassam R$ 1,2 milhão

A titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, juíza Maria Cezarinete de Souza Augusto Angelim, divulgou na tarde de ontem o balanço dos acordos realizados durante a Semana Nacional da Conciliação, realizada de 29 de novembro a 3 de dezembro. De acordo com a magistrada, os valores acordados neste período somam R$ 1.299.120,40.
Juiza-maria
Das 557 audiências designadas, 228 foram realizadas e 114 resultaram em acordo. Um total de 215 tiveram que ser canceladas em virtude de não ter sido possível intimar as partes. Outras 114 não ocorreram porque as partes não compareceram. “Infelizmente, não foi possível realizar todas as audiências agendadas, mas o resultado vai além das estatísticas. É a cultura da conciliação sendo disseminada”, ressalta a magistrada.

De acordo com Maria Cezarinete, ao celebrar um acordo o Judiciário não coloca apenas fim a uma dívida, mas também restabelece uma relação. “São as pessoas se harmonizando, se perdoando, se compreendendo, mostrando que é possível pôr fim aos litígios mediante o simples acordo de vontades”, observa.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) adotou como slogan da Semana Nacional da Conciliação 2010, a seguinte frase: ‘Conciliando a gente se entende’. Através dessa expressão, o CNJ pretende mostrar à população brasileira que é possível obter solução mais rápida, pratica e econômica para os conflitos judiciais por intermédio da conciliação.

Em todo Estado foram agendadas 2.055 audiências. O balanço geral ainda não foi divulgado. Cerca de 300 pessoas, entre magistrados, servidores e voluntários, participaram dos trabalhos. A novidade desse ano ficou por conta do trabalho conjunto das Justiças Estadual, Federal e do Trabalho.

Sair da versão mobile