26 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

26 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Acre deverá ter balonismo turístico em 2011

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
20/12/2010 - 19:30
Manda no zap!CompartilharTuitar

acre_balao_10

Uma experiência única, cruzar os céus em um balão tendo a baixo figuras geométricas feitas há milhares de anos por povos “primitivos”. Essa é a proposta que vem sendo estudada pela Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer – SETUL.


A implantação do balonismo turístico no Acre não é uma idéia de hoje. Ela vem sendo desde 2008, quando o senador Tião Viana propôs ao secretário Cassiano Marques a apresentação de emenda no orçamento para aquisição de equipamentos necessários a esse tipo de prática esportiva.


Na época, a proposta esbarrou na falta de empresa brasileiras especializadas em balonismo.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR


“Existiam empresas na Nova Zelândia e em outras partes do mundo, mas no Brasil não conseguimos contactar nenhuma. Foi apenas na Abeta deste ano que encontramos a By Brazil Balonismo, uma empresa genuinamente brasileira que opera em Minas Gerais com balonismo turístico”, explica Cassiano Marques.
De posse da informação da existência da empresa e dos primeiros contatos, a By Brazil veio ao Estado realizar prospecções que determinariam a possibilidade de implantar o balonismo no Acre. Durante toda a semana passada, os sócios da empresa estiveram realizando vôos testes e constataram que o Acre possui condições climáticas e áreas para pouso e decolagem apropriadas para o balonismo turístico.


“Existe aqui 100% de viabilidade para implantação do balonismo turístico. Além de condições climáticas, áreas de pouso e decolagem, extensa malha de estradas vicinais para resgate, a área dos geoglifos é linda e única. Ainda temos toda essa paisagem amazônica belíssima”, revela Enrico Dias, proprietário da By Brasil e piloto de balão.
De posse dos estudos, o secretário Cassiano Marques, explica que caberá ao futuro governador Tião Viana e a próxima secretária de Turismo, Ilmara Cordeiro, definir qual a melhor forma de implantar o balonismo turístico no Estado.


“Agora deve se definir como se dará essa implantação do balonismo. Se será comprado o equipamento pelo Estado e feito uma licitação para concessão do serviço ou se o governo dará um incentivo para que uma empresa passe a operar no Acre. O governador Tião Viana é o idealizador desse produto turístico e até o final de 2011 provavelmente já teremos balonismo turístico no Estado. O importante é que o Acre tem potencial e que o balonismo é seguro, tanto que para comandar um vôo é necessário que o responsável tenha breve de piloto”, conclui. (Rachel Moreira)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

3º Tabelionato de Notas e 3º Ofício do Registro Civil tem novo endereço no Bairro Estação Experimental

Próxima Notícia

Excesso de velocidade provoca engavetamento no centro da cidade

Mais Notícias

Governo do Acre inaugura Rodovia AC‑445, ligando Bujari a Porto Acre. Foto: Thauã Conde/Deracre
Geral

Governo entrega rodovia AC-445 que liga Bujari a Porto Acre nesta quarta, 26

25/11/2025
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
4º destaque

Restituição do IRPF libera mais de R$ 1,1 milhão no Acre e beneficia quase 600 contribuintes

25/11/2025
Foto: Arquivo/TRE/AC
Geral

TRE-AC vence prêmio nacional de inovação com o projeto Nativa IA

25/11/2025
Foto: Leandro Chaves
Destaques Cotidiano

Projeto que atualiza regras do transporte coletivo avança na Câmara e deve ir a plenário nesta quarta

25/11/2025
Foto: Arquivo pessoal
6º destaque

Bocalom e Alysson entregam quarta escola revitalizada e credenciada de Rio Branco: “Respeito à comunidade rural”

25/11/2025
black friday
5º destaque

Mais da metade dos rio-branquenses não pretende comprar na Black Friday 2025, aponta pesquisa

25/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Excesso de velocidade provoca engavetamento no centro da cidade

Polícia Civil prende acusado de roubos na região do Segundo Distrito da cidade

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre