Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre deverá ter balonismo turístico em 2011

acre_balao_10

Uma experiência única, cruzar os céus em um balão tendo a baixo figuras geométricas feitas há milhares de anos por povos “primitivos”. Essa é a proposta que vem sendo estudada pela Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer – SETUL.


A implantação do balonismo turístico no Acre não é uma idéia de hoje. Ela vem sendo desde 2008, quando o senador Tião Viana propôs ao secretário Cassiano Marques a apresentação de emenda no orçamento para aquisição de equipamentos necessários a esse tipo de prática esportiva.


Na época, a proposta esbarrou na falta de empresa brasileiras especializadas em balonismo.


“Existiam empresas na Nova Zelândia e em outras partes do mundo, mas no Brasil não conseguimos contactar nenhuma. Foi apenas na Abeta deste ano que encontramos a By Brazil Balonismo, uma empresa genuinamente brasileira que opera em Minas Gerais com balonismo turístico”, explica Cassiano Marques.
De posse da informação da existência da empresa e dos primeiros contatos, a By Brazil veio ao Estado realizar prospecções que determinariam a possibilidade de implantar o balonismo no Acre. Durante toda a semana passada, os sócios da empresa estiveram realizando vôos testes e constataram que o Acre possui condições climáticas e áreas para pouso e decolagem apropriadas para o balonismo turístico.


“Existe aqui 100% de viabilidade para implantação do balonismo turístico. Além de condições climáticas, áreas de pouso e decolagem, extensa malha de estradas vicinais para resgate, a área dos geoglifos é linda e única. Ainda temos toda essa paisagem amazônica belíssima”, revela Enrico Dias, proprietário da By Brasil e piloto de balão.
De posse dos estudos, o secretário Cassiano Marques, explica que caberá ao futuro governador Tião Viana e a próxima secretária de Turismo, Ilmara Cordeiro, definir qual a melhor forma de implantar o balonismo turístico no Estado.


“Agora deve se definir como se dará essa implantação do balonismo. Se será comprado o equipamento pelo Estado e feito uma licitação para concessão do serviço ou se o governo dará um incentivo para que uma empresa passe a operar no Acre. O governador Tião Viana é o idealizador desse produto turístico e até o final de 2011 provavelmente já teremos balonismo turístico no Estado. O importante é que o Acre tem potencial e que o balonismo é seguro, tanto que para comandar um vôo é necessário que o responsável tenha breve de piloto”, conclui. (Rachel Moreira)

Sair da versão mobile