Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Alunos promovem exposição Literária na próxima segunda

Professores da escola Leôncio de Carvalho preparam uma exposição literária que acontecerá dia 6 de dezembro, segunda-feira, no Sesc do Bosque.
Nesse evento, os alunos apresentarão trabalhos sobre autores e obras da literatura universal, brasileira e regional: Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Monteiro Lobato, Floberla Espanca, contos de suspense, mistério e terror, contos de fadas, crônicas de humor, etc; clássicos da literatura universal como As Viagens de Gulliver, O Corcunda de Notre Damme, Alice no País das Maravilhas, O Conde de Monte Cristo, etc. Alguns textos serão, inclusive, encenados por alguns de nossos alunos.
Silvio04
Além disso, haverá a presença de muitos escritores locais, sendo os mesmos tema de estudo dos alunos. Os escritores locais que estarão na exposição são: Mauro Modesto, Allan Rick Miranda, Antônio Klemer, Francisco Dandão, Fátima Almeida, Nilda Dantas, Archibaldo Antunes, Robélia Fernandes, Antônio Alves, Renan Leite, Clodomir Monteiro, Francis Meire (Bruxinha), Florentina Esteves e Silvio Martinello.

Ao todo, dezesseis turmas da escola estarão expondo seus trabalhos (e, dependendo do sucesso do evento, a idéia é ampliar essa participação no próximo ano), envolvendo aproximadamente 560 alunos. O trabalho está sendo coordenado por três professores de Língua Portuguesa da escola Leôncio de Carvalho: Gleyson Moura de Lima, Indira Castrolene Alves e Socorro Aparecida R. da Silva.

O projeto envolveu, em uma etapa anterior á exposição, a visita de todos os autores regionais acima citados, objetivando aproximar escritor e aluno como forma de despertar nesse último o gosto pela literatura e, assim, diminuir um distanciamento que havia na prática da sala de aula entre aluno e texto literário.
Do ponto de vista pedagógico, o projeto volta-se para a formação do aluno pesquisador, capacitado a selecionar, organizar e relacionar informações. E ainda mais, objetivamos suprir uma deficiência relegada a segundo plano por nossas instituições educacionais (desde o MEC passando por nossa Secretaria Estadual de Educação), a inclusão e a produção de cultura em nossas escolas.

Despertar uma outra forma de inteligência, a inteligência sensível, e a descoberta do maravilhoso mundo da literatura, esse é o maior objetivo.

 

Sair da versão mobile