Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ameaçados de expulsão, moradores fecham a Avenida Amadeo Barbosa

A Polícia Militar cumpre na manhã de hoje ao mandato de reintegração de posse no Ramal Beira da Judia, localizado às margens da Avenida Amadeo Barbosa. Cerca de 15 famílias – a maioria de pequenos produtores rurais – terão de sair da área. Na manhã de ontem (3) eles fizeram um protesto na via, impedindo o tráfego para a quarta ponte.
Amadeo1
A terra é de propriedade de Jimmy Barbosa, o filho de Amadeo Barbosa, que foi o homenageado pelo governo para batizar a avenida. Dono de grandes áreas de terra, Barbosa é um dos principais latifundiários de Rio Branco. As terras da família sempre foram invadidas por posseiros, formando alguns dos bairros periféricos do Segundo Distrito.

Esta não é a primeira vez que ele recorre à Justiça para garantir o direito à posse. Alguns dos moradores desta nova área em disputa afirmam viver ali há décadas. Paulo Souza Vieira é presidente da asso-ciação dos moradores da Beira da Judia e mora numa pequena chácara há 19 anos.

Elias Andrade, 51, divide a casa com a esposa, dois filhos e um neto. Tem a sua renda a partir da venda das hortaliças que cultiva. Depois de anos vivendo e construindo a vida na área – inclusive recolhendo o ITR (Imposto Territorial Rural) – eles agora questionam a forma como são retirados. “Estão nos tratando como marginais”, disse Jailton Condack.

Outro questionamento dos posseiros é sobre o período em que o mandato será cumprido: depois das eleições. “Esperaram passar o período eleitoral para nos chutar daqui”, disse um dos ameaçados de despejo. Segundo os moradores, a intenção do proprietário é retirar as famílias para a construção de condomínios.

Com a nova via cruzando as terras de Jimmy Barbosa, o local passou a ser valorizado. De acordo com alguns líderes do movimento, o governo Binho Marques, em troca de construir as vias pelas terras de Jimmy Barbosa, deu a garantia de que batizaria o complexo viário com o nome do patriarca dos Barbosa.

 

Sair da versão mobile