Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim entrega Comenda para Raimundo Gomes, Jorge Araken e Bacurau

O prefeito Raimundo Angelim homenageou ontem à noite, 22, o professor Raimundo Gomes de Oliveira, o desembargador Jorge Araken Faria da Silva e o fundador do Morhan, Francisco Augusto Vieira Nunes, o “Bacurau”, com a Comenda Volta da Empreza, a mais alta honraria conferida pela prefeitura de Rio Branco às personalidades que de alguma forma contribuem para o engrandecimento social, econômico e cultural da capital acreana. A cerimônia foi realizada no Teatro Hélio Melo e contou com a presença do senador eleito Jorge Viana, do vice-prefeito Eduardo Farias; secretários municipais e familiares dos homenageados.
Angelim2312
“Estou muito feliz de poder homenagear essas três personalidades tão importantes na história de Rio Branco. Pessoas como o doutor Araken, como o professor Raimundo Louro e como Bacurau que mantém viva a memória e a história de nosso povo, de nossa cidade, de nosso Estado”, salientou o prefeito Raimundo Angelim.

No próximo dia 28 de dezembro Rio Branco completa 128 anos de fundação.  A entrega da Comenda faz parte da programação comemorativa a essa data. Araken recebeu a Comenda no Grau Comandante; Raimundo Gomes no Grau Fundador e “Bacurau” no Grau Chanceler.

O senador eleito, Jorge Viana, destacou que a Comenda Volta da Empreza “institucionaliza o respeito a nossa memória, carregado de uma simbologia de história e heróis. Dessa maneira, a gente vai escrevendo a nossa história a partir das pessoas que viveram efetivamente essa história, por isso o prefeito Raimundo Angelim está de parabéns”, pontuou Jorge Viana, que em 2008 foi condecorado com a honraria.

O nome da Comenda é uma referência à primeira denominação  dada à cidade de Rio Branco  no período de sua transição de seringal a povoa-do. A Comenda Volta da Empreza é constituída de três graus com distintos Patronos. O grau Fundador, cujo patrono é Neutel Newton Maia, destina-se a reconhecer os que se destacaram por sua significativa contribuição nos campos social, cultural, econômico, humanitário, desportivo, ou outros de notável importância para a cidade, bairro ou comunidade. O professor Raimundo Gomes de Oliveira, de 86 anos, foi o homenageado.

comenda_2010_adonay_melo_-
O grau Comandante tem como patrono o Coronel José Plácido de Castro e destina-se a homenagear os que contri-buíram, através de atos extraordinários com a comunidade, para a consolidação de Rio Branco regionalmente. Nesse grau, a honraria foi conferida ao desembargador, Jorge Araken Faria da Silva.

O grau Chanceler tem como patrono José Maria da Silva Paranhos Junior, o Barão do Rio Branco. Trata-se da mais alta distinção da Ordem, que se destina a homenagear aqueles que tenham reconhecidamente prestado relevantes serviços ao município, ou que, no exercício de sua atividade, tenham destacado o nome do município de Rio Branco nos cená-rios nacional ou internacional. Nesse contexto foi homena-geado o fundador do Morhan, Francisco Augusto Vieira Nunes, o “Bacurau”.

Conselho –  O troféu entregue aos homenageados  foi  esculpido em bronze e madeira pela artista plástica  Cristina Motta. O troféu simboliza a árvore da  Gameleira, marco de fundação da cidade de Rio Branco. Cada escultura se caracteriza por ser uma peça única, exclusiva e com certificado de autenticidade que acompanha a obra. O nome dos agraciados foi definido pelo Conselho Consultivo instituído pela lei que criou a Comenda.

 

Sair da versão mobile