Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Antenas e transmissores da Rádio e TV Senado são instalados no Acre

No próximo sábado, dia 25 de dezembro, entra no ar na capital acreana pelo canal 16 UHF em caráter experimental a TV Senado. As antenas e os transmissores das emissoras já foram instaladas em Rio Branco. Um canal de comunicação direto entre os cidadãos e o senado federal, além das informações sobre o poder legislativo e suas atribuições, a TV Senado também dispõe de uma grade diversificada em sua programação com forte apelo informativo, cultural e educativo.

As Sessões Plenárias têm prioridade de exibição sobre qualquer outro programa na TV Senado. Quando não são exibidas ao vivo, os eventos legislativos são gravados para serem veiculados em outros horários na programação, no mesmo dia ou nos dias seguintes. A cobertura institucional gera diversos tipos de programas para a TV Senado: transmissões ao vivo, íntegras de reuniões pré-gravadas, produção de especiais e programas jornalísticos.

Os temas relevantes e de interesse do cidadão são tratados também em entrevistas e debates, e em grandes reportagens. A TV Senado já existe como canal aberto em diversas capitais brasileiras e na região norte Rio Branco passa a ser uma das poucas cidades a receber o sinal da emissora. Além da TV Senado, desde a última terça-feira, dia 21, também já está em operação em caráter experimental na Capital do Estado a rádio Senado FM na freqüência 100.9. Como na TV, a rádio também tem destaque para as ações desenvolvidas no senado federal e programação musical.

A vinda da TV e rádio Senado para Rio Branco aconteceu por intermédio do governador eleito Tião Viana junto ao presidente do Senado Federal, José Sarney. “Estou muito agradecido ao presidente do Senado, José Sarney, por ter atendido esse pedido para levar as informações do Senado aos acreanos”, afirmou Tião Viana.

O diretor da secretaria especial de comunicação social do Senado Federal, Fernando Cesar Mesquita, responsável pelo conteúdo da programação da TV e rádio Senado disse que este projeto de levar o sistema de comunicação do Senado para diversas cidades brasileiras é um sonho antigo e que aos poucos está se tornando realidade. “O Acre por sua posição geográfica, por ser um importante Estado de fronteira na Amazônia brasileira, e por toda a sua história, é reconhecidamente merecedor da nossa atenção, fico muito feliz que a população acreana passe a ter acesso a partir de agora a todo o trabalho que é desenvolvido por nós, numa determinação muito acertada do ex-senador e agora governador eleito Tião Viana”.

A TV Senado é a primeira emissora legislativa de alcance nacional e foi criada no dia 5 de fevereiro de 1996. Hoje, o sinal da emissora cobre todo o país por meio das operadoras de TV a cabo, por satélites e antenas parabólicas do tipo analógico e digital e, em várias localidades, como no caso da capital acreana em sinal aberto de UHF. A TV e rádio Senado já entram em operação em dezembro, mas a inauguração oficial está prevista para o dia 17 de janeiro de 2011. (Assessoria)

Sair da versão mobile