Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Atividades e revelação de indicadores locais marcam o Dia Mundial de Combate à Aids

O Dia Internacional de Combate à Aids – 1º de dezembro – foi marcado em Rio Branco por uma série de atividades conjuntas das secretarias estadual e municipal de Saúde. Elas fazem parte de uma campanha preparada espe-cialmente pela Coordenação de DST/Aids para a data, iniciada desde a segunda (29) e com duração até sexta-feira (3). A iniciativa tem como público alvo jovens (homens e mulheres) entre 14 a 25 anos. Ela visa abrir os olhos da sociedade para superar os riscos da desinformação e os males do preconceito.

A programação está sendo preparada desde a metade de novembro e reúne atividades de caráter tanto instantâneo, quanto duradouro (eficazes mesmo pós-campanha). Entre elas, chamam atenção: os testes gratuitos de detecção do vírus; exibição do filme ‘A Cura’ na praça Plácido de Castro; capacitação de professores; visitas às escolas; distribuição de preservativos e material educativo e até um show de forró (amanhã, na praça da Semsur).

Mas, sem dúvida, um dos grandes destaques práticos é o ‘Cantinho da Prevenção’, que foi inaugurado ontem à tarde, instalado no Cerb. Segundo a diretora Meiry Silva, a escola já atua com a prevenção de doenças como a Aids desde 2005, treinando os professores e mobilizando alunos. Com a nova empreitada, o Cerb ganha uma sede física para consolidar tal trabalho educativo. O espaço é decorado com mensagens conscientizadoras, armários e materiais de alerta/ prevenção, situado em frente ao DCE e à quadra esportiva.

Conforme a diretora, o ‘Cantinho da Prevenção’ ficará sob os cuidados de um grupo de 20 alunos, treinados desde setembro pelas secretarias de saúde para disseminar conteúdos de prevenção às DST. “Este é o resgate deste trabalho preventivo que a escola investe há mais de 5 anos, e que tem nos ensinado bastante. Espero que com este espaço, possamos transmitir o mesmo conhecimento”, diz Magliel de Moura, um dos alunos capacitados.
Outra atividade marcante ontem foi a passeata com estudantes de diversas escolas e de membros do Sesc, Senac, EJA e Ceteac, que aconteceu à tarde, no Centro da cidade.

Incidência da Aids no Acre – Quase todos os estados brasileiros tiveram quedas na sua incidência de Aids nos últimos 10 anos, muito por conta das campanhas de mobilização. No Acre, a tendência não poderia ser diferente! Desde 1997 até 2010, o Estado registrou 520 casos: 427 na Capital e 93 nos 21 municípios do interior. Isso dá uma média de 40 contágios/ ano (33 em RB e 7 no interior). Destes total, 206 infectados já morreram.

Comparando com outros lugares, a cidade de São Paulo tem média de 7,5 portadores pra cada 100 mil habitantes (2008). Com tais valores, o Acre inteiro teria 5,4 infectados/100 mil pessoas. Em contrapartida, Rio Branco tem 9,85 portadores/100 mil habitantes, um disparate relevante em cima do interior e superior até mesmo a outras capitais do país.  

Vale ressaltar que tais números levam em conta somente os casos que deram entrada em alguma das unidades de saúde do Estado. As pessoas que desconhecem sua própria infecção ou que não a tratam – que devem ser numerosos – não foram contadas. 

 

Sair da versão mobile