Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Casos de dengue crescem e prefeitura anuncia medidas

A Prefeitura de Rio Branco reforçará o atendimento médico às vítimas da dengue com o fortalecimento do Posto de Saúde Barral y Barral, no bairro Estação Experimental. Mais 30 leitos serão disponibilizados para que os pacientes possam ficar em observação, assim como o número de médicos e enfermeiros será aumentado. O posto também passa a funcionar 24 horas.
Angelim1712
O Barral y Barral passa a funcionar com o reforço a partir da próxima quarta-feira (22). Com a ajuda do governo estadual, a prefeitura vai aplicar mais R$ 6 milhões no combate aos focos do Aedes aegypti. Os anúncios dos investimentos e a estratégia a ser adotada para tentar reduzir a incidência da doença na Capital foram feitos ontem durante coletiva de imprensa.

Participaram o prefeito Raimundo Angelim e os secretários municipal e estadual de Saúde, Pascal Khalil e Oswaldo Leal, respectivamente.

Angelim reconheceu que a cidade vive surto de dengue, agravada com a chegada do período de chuvas. Ao mesmo tempo em que falou sobre as medidas adotadas pela prefeitura, evocou a necessidade de a sociedade também fazer sua parte. Somente na primeira semana de dezembro, 1011 casos suspeitos de dengue foram notificados.

Desse total, 58% foram confirmados. Em 2010 a doença já deixou 6 mortos. A prefeitura esperar estar, a partir das primeiras semanas de janeiro, com ao menos 500 agentes de saúde e endemias visitando os bairros considerados críticos na incidência da dengue. No começo do mês foi realizado concurso público párea a seleção de 150 profissionais; a contratação será imediata.

A prefeitura também aposta no uso das tampas de caixa d’água adquiridas há poucos dias para eliminar os focos do mosquito transmissor. Mais de 35.000 mil tampas foram compradas por meio de recursos destinados por emenda do senador Tião Viana (PT).

“Paralelo ao trabalho de fecharmos as caixas d’água vamos fazer um trabalho consciente com os moradores, e destruirmos potenciais criadouros do Aedes Aegypti”, disse Khalil. Ações rotineiras como a borrifação também ganham reforço com novas máquinas e carros disponibilizados por diferentes secretarias do município e do Estado.

 

 

Sair da versão mobile