Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Gerente esclarece que Raio-X da UPA do Tucumã já está em plena operação

A gerente administrativa Serlene Gonçalves Vasconcelos esclareceu que a máquina de Raio-X da Unidade de Pronto Atendimento do Tucumã já está em pleno funcionamento para a população. Uma peça do aparelho (rolamento da ampola) havia quebrado no começo do mês, inativando-o totalmente durante 18 dias. Contudo, ele já foi reparado desde às 21h da noite de segunda-feira (27), normalizando o atendimento.

Segundo a gerente, não houve transtornos maiores (casos emergenciais) durante estas 2 semanas e meia em que a unidade ficou sem a máquina. Salvo pelo acúmulo na demanda de pacientes, que já resolvido. De acordo com Serlene Gonçalves, enquanto o Raio-X esteve danificado, os pa-cientes do local foram encaminhada para a UPA do Segundo Distrito.

O Raio-X da UPA do Tucumã foi adquirido há cerca de 1 ano e é um dos mais modernos do Estado, com modelos semelhantes só na outra UPA, no Pronto-Socorro e no hospital de Acrelândia. A razão de ele ter passado 18 dias para ser consertado foi pelas dificuldades de buscar peças de fora e mão-de-obra especializada para efetuar a troca. Conforme um dos operadores técnicos da máquina, a peça danificada exige serviços qualificados para a sua substituição, já que é radioativa e possui encaixes bem delicados.

“Assim que o rolamento deu defeito, a direção foi avisada e tomou logo as providências necessárias ao conserto. Foi aberta licitação da compra de uma peça nova e a fabricante do Raio-X foi acionada para instalá-la. A previsão era de que a troca fosse só em fevereiro. Mas, como se trata de um hospital, os técnicos priorizaram o serviço daqui e arrumaram logo o equipamento, que agora funciona normalmente”, finalizou o operador.  

 

 

Sair da versão mobile