X

Gladson quer discussão final para o Estatuto da Juventude

O deputado Gladson Cameli (PP) recebeu em seu gabinete em Brasília quarta-feira (8 de dezembro) o representante do Acre no 3° Encontro Nacional de Conselhos da Juventude (Conjuve), Júnior Feitosa. O Encontro, que reuniu cerca de 230 pessoas representantes de 97 conselhos municipais e 15 estaduais  de juventude de todo o país, aconteceu de 28 a 30 de novembro na capital federal e fez um balanço das políticas de juventude do Governo Lula, o papel dos conselhos e desafios e prioridades das políticas públicas  de juventude para o próximo Governo Dilma Rousseff.

Para o deputado, a conversa com Feitosa foi um momento de reflexão e análise do que foi feito no Governo anterior acerca do problema e perspectivas da juventude, o que pode ser feito no próximo Governo e acima de tudo o que poderá ainda ser acrescentado no Estatuto da Juventude, que poderá ser analisado ainda este ano na Comissão especial  da Câmara dos Deputados. Chegou a hora de se resumir tudo o que poderá ainda ser juntado ao documento final, o Estatuto, que deverá ser a principal arma legal dos jovens uma vez aprovado pelo Congresso Nacional”, disse Gladson.

De acordo com o parlamentar acreano, o momento é de mobilização e troca de informações dos conselhos para uma possível revisão e discussão final dos problemas e expectativas da juventude brasileira levantados nos últimos anos depois de várias reuniões e encontros Brasil afora. Com o novo Governo e a votação do Estatuto da Juventude, a expectativa é entrar ainda mais forte na implantação das políticas públicas para a juventude, em especial nas áreas de segurança e empregabilidade. O Estatuto da Juventude é uma velha reivindicação dos jovens brasileiros e deverá ser resultado da mobilização de jovens de todo o país.

O Conjuve tem dentre suas atribuições formular e propor diretrizes, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica da juventude brasileira e promover o intercâmbio  entre as organizações juvenis nacionais e internacionais. O representante acreano esteve no gabinete de Gladson Cameli acompanhado do representante do Amazonas, Bruno França. O Estatuto da Juventude foi proposto pelo Projeto de Lei n° 4529/04, cuja relatora é a deputada Manuela Dávila (PCdoB/RS)  e poderá  ser analisado ainda este ano de 2010, considerado Ano Internacional da Juventude pela Unesco e implementado já a partir de 2011. (Assessoria)

 

 

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: