Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Juiz Marcelo Carvalho é o novo presidente da Associação dos Magistrados do Acre

Após dois mandatos como vice-presidente, o juiz de Direito Marcelo Carvalho, titular da 4ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, foi eleito para assumir a presidência da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac). O magistrado obteve 55,55% dos votos válidos (40), levando vantagem contra o segundo candidato, o juiz de Direito Lois Carlos Arruda (chapa Asmac Unida), que teve 31 votos.
Juiz-Marcelo
Marcelo Carvalho encabeçava a chapa União & Conquistas. Segundo ele, a escolha do nome se deu em virtude da necessidade da magistratura se manter firme e unida, no sentido de assegurar que as prerrogativas conferidas ao magistrado se convertam em benefícios para a sociedade. A titularidade, por exemplo, assegura maior independência ao juiz, que vai decidir de acordo com o que é correto.

O novo presidente da Associação dos Magistrados do Estado ingressou no Judiciário Acreano em 1997, já na função de juiz. Tem passagem pelas Varas do Tribunal do Júri, de Execuções Penais e Centrais de Penas Alternativas (Cepal), todas na Capital. Também já autuou nas comarcas de Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

A votação aconteceu na última sexta-feira, 10, na sede da Asmac, localizada no Fórum Barão do Rio Branco. Dos 97 magistrados associados, 81 estavam aptos a votar. Destes, 72 participaram do pleito. Os magistrados lotados nos municí-pios do interior do Estado exerceram seu direito através de cartas lacradas, que, a exemplo dos demais votos, eram depositadas diretamente na urna.

Marcelo Carvalho vai suceder o juiz de Direito, Giordane Dourado, que teve como grande feito dar mais projeção na-cional a Associação dos Magistrados do Acre. O mandato é de 2 anos, sem possibilidade de reeleição. Em seu discurso de posse, o presidente eleito parabenizou a classe pela harmonia no processo eleitoral e agradeceu a inédita participação dos magistrados nas eleições.

“A classe saiu vitoriosa! A partir de agora, todos estaremos unidos sem distinção em busca de uma melhor associa-ção e uma magistratura cada vez mais forte”, ressaltou Carvalho. O processo eleitoral foi presidido pela juíza de Direito, Maria Cezarinete de Augusto Angelim, titular da 2ª Vara Cível de Rio Branco e assessora eleita da presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Sair da versão mobile