X

Justiça soluciona impasses que somam R$ 1 milhão, através da conciliação

Causas que poderiam demorar anos se arrastando na Justiça nesta semana são resolvidos num simples diálogo entre as partes e um interventor. Grande parte dessas soluções são referentes a processos que envolvem quantias em dinheiro. São dívidas a serem pagas, direito a uma herança familiar, entre outros. Somente nestes dias de conciliação, o Poder Judiciário chegou a veredictos que somam R$ 1 milhão e pôs fim a imbróglios.

Realizados pelos tribunais de Justiça de todo Brasil, a Semana da Conciliação tem como objetivo desengavetar -ou impedir o acúmulo – processos simples que podem ser resolvidos em poucos minutos. Para conhecer como está este trabalho no Acre, o conselheiro Leomar Amorim, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), esteve ontem no Fórum Barão do Rio Branco.

Amorim esteve acompanhado do corregedor-geral de Justiça, Samuel Evangelista, e do vice-presidente do TJ, Adair Longuini. Até quarta-feira (1º), a Semana da Conciliação já tinha atendido 1.849 pessoas. Segundo Evangelista, a expectativa é de que, com os atendimentos feitos hoje, o total de conciliações em 2010 supere o do ano passado.

“Além de ser um instrumento de pacificação social, a conciliação ajuda o Judiciário a diminuir o acervo de processos. Com certeza estes processos que são solucionados desafogam nossos trabalhos e nos faz concentrarmos nas ações que chegam a cada dia”, disse o desembargador.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: