X

Moradores do Ramal Santa Maria fecham AC-40 e causam engarrafamento de 1 Km

Os moradores do Ramal Santa Maria interditaram a Rodovia AC-40 na manhã de ontem (27), como forma de protesto. A principal pauta de reivindicação do grupo foi à ‘falta de estrutura’ no acesso ao ramal, o que ocasiona inúmeros prejuízos às 250 famílias (1.000 pessoas) que habitam aquela comunidade. O bloqueio foi feito a partir das 5h da manhã e durou até às 10h20, quando um representante do Deracre abriu as negociações com os protestantes e lhes prometeu iniciar as devidas melhorias no ramal no prazo de 5 dias.

A barreira foi armada com alguns objetos velhos e imensos galhos de mangueirais, além de partes de outras árvores. O ato barrou a passagem de todo e qualquer veículo (carros, motos e caminhões, inclusive, os que transportavam cargas perecíveis) durante o tempo de atividade. Por conta disso, formou-se engarrafamentos de quase 1 Km nos 2 sentidos da rodovia, sendo necessária até da presença policial para controlar os ânimos no local.

Segundo os moradores, o protesto foi feito como ‘última escolha’ para abrir os olhos das autoridades sobre os problemas das vias de acesso ao ramal. Com o início do período de chuvas, a inacessibilidade foi agravada, trazendo consigo danos de outras naturezas. Por exemplo, eles citaram o fechamento da escola da região, desabastecimento de alimentos e insumos de produção (já que nem os famosos toyoteiros conseguem mais passar na rua que leva ao ramal) e os maiores riscos de doença pela falta de saneamento básico.

Outro fator que teria saturado a paciência da comunidade Santa Maria é a realização de obras nos ramais vizinhos, enquanto as suas estradas de acesso estariam sem reformas ao período que eles apontam como sendo de 8 anos. “Estamos com medo de ficarmos isolados no ‘inverno’. Se agora, que ainda é dezembro, já não passa mais carro, imagina quando as chuvas ‘engrossarem’ de vez. Nosso ramal precisa urgentemente de reparos”, cobra Elvis Pinheiro, um dos organizadores do bloqueio de ontem.

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: