X

Morre a 60ª vítima do DDT; ex-guarda da Sucam sofreu parada cardíaca

O ex-guarda da Sucam, Francisco Rodrigues do Nascimento, de 79 anos, morreu na última sexta-feira, 24, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. Ele é a vítima de número 60 em nove anos, do inseticida DDT, que contaminou centenas de trabalhadores na década de 70, no combate à malária.

Chico Lourenço, como era mais conhecido, trabalhou por 35 anos com o DDT, e ultimamente, sofria os sintomas dos contaminados pelo DDT, entre eles coceiras pelo corpo e tremedeiras, além de dificuldade de respirar.

A ex-guarda morava no bairro Nova Estação e já apresentava sintomas da contaminação há três anos.

Ele tinha ido ao Pronto Socorro de Rio Branco, após uma parada cardíaca, retornou para casa, mas sofreu outro ataque e morreu.

O inseticida, usado em larga escala nos anos 70, sem qualquer cuidado ou orientação, provocou sequelas irreparáveis no organismo desses servidores.

Desde problemas neurológicos que ocasionam a perda dos movimentos, até câncer de pele e outras doenças, que os afastaram do trabalho.

Nos últimos nove anos 60 agentes já morreram em decorrência da contaminação. Dezenas ainda aguardam pelo socorro. (Agazeta.net)

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: