Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MP apura atendimento de não idosos no Hospital do Idoso

O Ministério Público Estadual, por sua Promotoria de Defesa da Saúde, investiga o Hospital do Idoso – integrante da rede pública de saúde – por estar atendendo pessoas não idosas. Como o próprio nome sugere, a unidade deveria cuidar apenas de pacientes da terceira idade. Mas, conforme investigações preliminares do MP, não é bem assim que acontece.
Hosidoso
Outra falha constatada é o atendimento ineficiente. As consultas diárias estão abaixo da demanda. Por meio de Inquérito Civil, a promotoria também aponta a falta de agendamento para consultas e exames para uma posterior volta no dia seguinte. Como o atendimento é ineficiente, os pacientes correm o risco de fazer viagem perdida.

Ainda segundo o MP, o hospital não conta com estrutura para os acompanhantes dos idosos, algo considerado essencial em se tratando de pacientes totalmente dependentes da ajuda alheia.  Outras falhas: a ausência de médico plantonista no ambulatório e falta de estrutura de realização de exames de sangue no próprio hospital.

As constatações da promotoria foram obtidas a partir da ‘varredura’ feita por promotores e funcionários do MP há poucas semanas em todo o complexo da Fundação Hospitalar, que também inclui o Hospital do Câncer. Entre as medidas tomadas pela promotoria para apurar o caso está a comprovação, pela Vigilância Sanitária Esta-dual, da existência de alvará sanitário do Hospital do Idoso.

Sair da versão mobile