X

MP ‘escancara’ as portas e divulga gastos com salários

O Ministério Público Estadual – órgão que tem como uma de suas funções fiscalizar e cobrar a correta aplicação dos recursos do cidadão – passa a dar exemplo no Acre quando o assunto é transparência. Em iniciativa inédita no Estado, o MP deixará disponível para consulta em seu site os salários de todos os servidores contratados, inclusive promotores e procuradores.

A publicação dos ganhos de servidores públicos é algo que ainda encontra bastante resistência em todo o Brasil. Ao tentar adotá-la na Prefeitura de São Paulo, Gilberto Kassab enfrentou resistências de todos os lados. Com o pioneirismo, o Ministério Público passa a incentivar as demais instituições públicas no Acre seguir o mesmo caminho.  
Além disso, gastos com material e manutenção da estrutura passam a ser disponibilizados a todos os cidadãos. As informações ficarão disponíveis no novo portal do MP a ser lançado no próximo dia 15, quando é comemorada a Semana Nacional do Ministério Público.

À frente da instituição desde o início do ano, o procurador-geral de Justiça, Sammy Barbosa Lopes, vem implementando uma série de reformas administrativas. Entre elas a maior aproximação entre sociedade e Ministério Público. Para isso foram realizadas audiências com a participação popular em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. 

A partir desse diálogo foi elaborado o plano estratégico a ser colocado em prática em 2011. Diante da onda de violência que assolou a Capital durante o primeiro semestre, influenciada em parte pela soltura de presos que passaram para o regime semi-aberto, o MP passou a ser mais criterioso na hora de concordar com o benefício.

Segundo Barbosa, a ordem é analisar todo o histórico de criminalidade do preso, bem como aferir se ele está apto a voltar ao convívio social. Ainda como parte das comemorações, na terça-feira (14) serão conhecidos os vencedores do 1º Prêmio de Jornalismo do Ministério Público.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: