Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nasce o Hospital das Clínicas do Acre

O governador Binho Marques assinou sexta-feira, 24, o decreto que cria o Hospital das Clínicas do Acre e extingue a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).  Acompanhado de autoridades como o governador eleito Tião Viana, o vice-governador César Messias, os senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana, o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, deputados estaduais e servidores do sistema público de saúde, Binho Marques descerrou a placa inaugural do Hospital das Clínicas do Acre, momento tido  como a “certidão de nascimento”  do novo conceito em atendimento de alta complexidade e ensino em saúde.

A antiga Fundhacre passou por um processo de reestruturação que durou seis anos e não só promoveu intervenção em seus espaços físicos e aquisição de equipamentos, como implanta o padrão de atendimento da Diretoria OCA, com fluxo de pacientes definido por um sistema inteligente que agenda a consulta ou exame com antecedência. Esse sistema não possibilita tentativas de privilégio – ou seja: todos serão atendidos sem necessidade de passar pelo transtorno das filas. O paciente terá prontuário único. Ao ser consultado pela primeira vez em um posto, por exemplo, o histórico do atendimento poderá ser acessado no HCA através de um sistema denominado  Sidis. Servidores, médicos e usuários poderão desfrutar do acesso gratuito à internet em todo o HCA através do sinal do programa Floresta Digital.

Essa nova instituição, resultado de muitos esforços ao longo dos dozes anos de Governo da Frente Popular do Acre, oferece identidade e referência ao serviço médico de alta complexidade. Em 2006, a velha Fundhacre possuía 50 médicos e dez especialidades. O Hospital das Clínicas tem 37 especialidades e 176 médicos, além de 220 leitos (sendo dez de unidade de tratamento intenso – UTI), serviços de nefrologia,oncologia e variadas cirurgias. Nessa revolução estrutural do sistema de saúde do Acre, foram investidos mais de R$ 30 milhões no projeto, que extinguiu a Fundhacre e criou o HCA.  (Agência Acre)

 

Sair da versão mobile