Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura implantará o prontuário eletrônico na rede municipal de saúde

Qualificar os serviços de atendimento aos pacientes. Este é o objetivo do projeto Prontuá-rio Eletrônico que a Prefeitura de Rio Branco está implantando no sistema municipal de saúde. O projeto piloto foi apresentado ao prefeito Raimundo Angelim ontem pela manhã, 29, na sala de reuniões da prefeitura. Participaram do encontro o secretário municipal de Saúde, Pascal Khalil; a secretária municipal de Planejamento, Janete Santos e os responsáveis pelo projeto Rossana Macedo, Alice Balado, Areski Peniche e Adriana Salomão.
Prontuario-rede
 O Prontuário Eletrônico (PE) é um banco de dados com informações sobre a história clínica do paciente. Seu objetivo é permitir o armazenamento e a recuperação de eventos clínicos de um indivíduo de forma que todos os profissionais de saúde possam ter acesso, possibilitando uma melhor assistência ao paciente. Além disso, oferece também a possibilidade de utilização das informações para se realizar estudos e comparar indicadores, modernizando, dessa forma, a gestão na saúde pública. “O Prontuário Eletrônico representa um novo conceito de tratamento da informação em saúde e serve de instrumento para auxiliar no diagnóstico e no tratamento da saúde de uma pessoa, onde quer que ela esteja”, salientou o prefeito Raimundo Angelim.

 O projeto piloto do Prontuá-rio Eletrônico está sendo implementado na Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima e em outras três unidades de saúde da família do Segundo Distrito. “Com o prontuário eletrônico iremos consolidar efetivamente um histórico sobre o paciente. Todas as 70 unidades de saúde do município estarão interligadas, possibilitando, por exemplo, que os dados sobre o paciente que se consultou no Barral y Barral estejam disponíveis no sistema do Hidalgo de Lima. Com isso modernizamos toda a rede e garantimos informações atualizadas sobre cada usuário do sistema público de saúde”, explicou o secretário municipal de Saúde, Pascal Khalil.

O prontuário eletrônico vai interligar as redes municipal e estadual de saúde com informações sobre cada paciente que procura as unidades de saúde e também sobre aqueles que são encaminhados para atendimento especializado no Hospital de Clínicas do Acre. A meta é que o prontuário esteja consolidado até o final de 2011. (Ascom PMRB)

 

Sair da versão mobile