O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), João Francisco Salomão, recebeu moção de aplauso da Assembléia Legislativa (Aleac) por seu empenho na realização do sonho da integração entre Brasil e Peru. Além dele, outras instituições representativas do setor produtivo estadual também foram homenageadas, bem como o governador de Ucayali, Jorge Velásquez Portocarrero, que recebeu a Ordem do Mérito Legislativo. O evento aconteceu ontem, 15.
De acordo com o presidente da Aleac, deputado Edvaldo Magalhães, esta foi uma das poucas vezes em que, apesar das visões políticas diferentes, os 24 legisladores apoiaram um ato dessa natureza. “Conseguimos nos unificar e referendar o que aprovamos há muito tempo, que é o Programa de Interação Brasil-Peru. Construímos um pacto de unidade política com diversas instituições do setor produtivo e responsáveis por processos alfandegários. Todos trabalhando na mesma frequência”, afirmou.
Fizeram parte da mesa diretora da solenidade, além de Edvaldo e Velásquez, o representante do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Fonseca; o vice-reitor da Ufac, Pascoal Muniz; o prefeito Rai-mundo Angelim; o presidente do Tribunal de Justiça, Pedro Ranzi; o procurador de Justiça do Estado do Acre, Sammy Barbosa; e o vice-governador César Messias.
“Esse esforço começou timidamente há 20 anos, ainda no governo de José Sarney e Alan García, quando assinaram a Carta de Rio Branco. Desde então, avançamos de maneira inconstante”, explicou Carlos Fonseca, que enumerou diversos atos, acordos, regulamentações e iniciativas realizadas nos últimos dois anos entre os dois países para tentar diminuir essa defasagem. (Ascom Fieac)