Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Revoltados, parentes denunciam descaso em setor de emergência do PS

Concebido para ser o hospital referência para receber os casos de urgência e emergência, o Pronto-Socorro de Rio Branco tem sofrido com a falta de médicos especialistas. É o que dizem parentes de pacientes que precisaram recorrer ao hospital neste final de semana. Revoltados com a situação, eles procuraram A GAZETA para denunciar o que consideram um descaso no atendimento prestado pela unidade.
PS14
Vítima de acidente de moto na noite de domingo, Chaina Fernandes, 20, estava desde às 10h de ontem sem ter os resultados dos exames de traumatologia analisados pelo médico especialista. Preocupada com a situação, a mãe da jovem, Maria José Fernandes, foi em busca de informações para saber a que horas o médico chegaria.

“Disseram-me com o maior desprezo que ele chegaria talvez às 11h, e se não chegasse poderia ser só às 3h da tarde”, disse ela. Revoltada com a situação, pediu providências e afirmou que procuraria uma solução. Ao sair do hospital, foi impedida de entrar novamente. A filha ficou sozinha na sala de observação. Maria José, que teve de ajudar um paciente com dores na perna, pois nem mesmo enfermeiros havia na sala. 

Outros parentes que preferem não se identificar fazem as mesmas reclamações. A principal é a falta de médicos. Pessoas que chegam vitimados por acidentes de trânsito, segundo eles, são atendidos por médicos residentes, sem muita experiência para lidar com a situação.

“Como não são especializados em Traumatologia, eles não sabem como tratar adequadamente os pacientes”, conta o tio de um jovem também envolvido em acidente de moto.

DIREÇÃO NEGA  DENÚNCIAS – Procurada, a direção do PS negou as acusações. Segundo o diretor Giovanni Cassebe, todos os dias pelo menos 4 médicos especializados estão em plantões de 24 h.

Quanto à demora da liberação dos pacientes, ele disse se tratar de um procedimento normal por conta da observação médica. O paciente só é liberado, pondera ele, após a certeza por parte do médico de que não haverá complicações no tratamento em casa.    

Sair da versão mobile