X

Rio Acre fecha o ano com apenas um quarto do nível que tinha no fim de 2009

Com aumento das chuvas no ‘inverno’, a virada do ano geralmente começa a assustar os moradores de áreas de risco da cidade. Neste ano, porém, as coisas são diferentes! Após uma alta ameaçadora na quarta passada (22), o rio desceu rápido, caindo de 5,56 m no Natal (sábado, 25) para 4,22 m na manhã de ontem. Tal volume está a 7,78m abaixo do nível registrado na mesma data do ano passado (12m), isto é, quase um quarto a menos.

Outro dado que revela a secura no rio é a comparação com os últimos anos. Esta marca de 4,22m trata-se da mais baixa dos últimos 5 anos para o fim de dezembro, época que geralmente se mantém acima de 6,5 metros. O índice pluviométrico deste mês também está abaixo do usual, embora a diferença não seja tão acentuada. Até semana retrasada as chuvas somavam 71mm, mas com as últimas precipitações esta somatória saltou para 226,9 mm. A média deste valor entre 1971 até 2009 é de 252,5mm (25,9 mm a mais). 

Conforme o cel. Gilvan Vasconcelos, coordenador da Defesa Civil Municipal(Comdec), o fato de o Rio Acre estar com o nível mais baixo que o comum não significa, de forma alguma, que 2011 está livre das famosas alagações. Para ele,a única conclusão que pode ser tirada agora é de que janeiro dificilmente deve apresentar volumes acima das cota de transbordamento (14m). Já para os meses seguintes, entretanto, é impossível afirmar em qual situação estará a Capital, já que o rio tem tendências oscilantes bem repentinas.

Diante disso, o cel. Gilvan explica que a Comdec já preparou as atualizações do plano de contingência às enchentes e deve estar encaminhando para as secretarias municipais o analisarem dentro das próximas semanas. No documento, o coordenador conta que estão previstas as medidas que cada uma deve assumir no caso de uma situação de risco. Após as análises, o secretariado rea-liza reuniões para discutir melhor tal plano.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: