Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sebrae entrega 40 novas bancas em mercado de Mâncio Lima

O Sebrae entregou na última sexta feira, 20, das 40 novas barracas do Centro Comercial José Macedo, onde funciona o Mercado Popular e a feira livre, em Mâncio Lima. A iniciativa representa um passo a mais no Projeto Empreender, que dá assessoria a famílias de agricultores no Bairro Pé da Terra, por solicitação da Associação Comercial do município.

A assessora técnica do Sebrae, Ana Márcia Ferreira, lembra que o projeto é feito em parceria com a prefeitura e também conta com o apoio do Ibama. De acordo com ela, “Mâncio Lima tem uma cadeia produtiva forte, e isso facilita ao Sebrae apoiar a diversificação dessa produção”.

Francisca Maria Dias, a Preta, de 29 anos, mãe de dois filhos, que trocou a plantação de café pelo cultivo de hortaliças, acredita que a nova atividade é mais rentável. “Na horta trabalhamos eu e meu marido, meu irmão e a esposa dele”.

Com o apoio técnico recebido através do Sebrae, Preta aumentou a renda da família. “Trabalhar assim é muito melhor do que no tempo em que éramos assalariados”, revela.
Diante da euforia no mercado por causa das novas bancas produzidas pela prefeitura a partir de um modelo fornecido pelo Projeto Empreender, o presidente da Associação Comercial, além de Almeida, explica que a feira livre já existia, “mas a intenção era melhorar a qualidade e a higiene para atender o consumidor”.

Para isso, conta Almeida, a Associação procurou o Sebrae, que sugeriu o Projeto Empreender. “Depois disso houve uma melhora significativa também no atendimento ao consumidor. Nessa relação, ganha o produtor e a população”, disse ele.

 Na opinião de Maria de Souza Muniz, de 29 anos, que planta e vende abóbora, pimenta e quiabo, o apoio de técnicos que ajudaram a plantar tomate fez toda a diferença na produção. Em período de escassez, o tomate exportado de São Paulo chega a custar até R$ 8,00 no Vale do Juruá.

 Maria Hortelina da Conceição, a mais velha do grupo, com 66 anos, vende no mercado desde quando ele foi criado, há oito anos. “Mas depois que o Sebrae e a prefeitura se uniram para apoiar os produtores, as vendas não param de aumentar”, afirmou Hortelina, que em sua barraca nova oferece biju, salgado de banana, cocada, beléu, biscoito de goma e bolo de trigo. Às vezes ela chega a faturar até R$ 200,00 por dia.

 Para aumentar a produção da Comunidade do Pé da Terra, além da presença de técnicos, Ana Márcia providenciou a construção de estufas, que protegem as verduras do sol e da chuva. Entusiasmado com o Projeto Empreender, o secretário de Produção e  Abastecimento, Rosalvo Marques da Silva declarou que o Sebrae vem ajudando a prefeitura a melhorar a vida das pessoas no município.

“O prefeito Cleidson Rocha colocou a produção agrícola como uma das prioridades dessa administração. Estamos investindo na produção agrícola há algum tempo, e o Sebrae sempre foi um grande parceiro nosso”, disse Rosalvo. Em Mâncio Lima, de acordo com Ana Márcia, o Sebrae tem ainda, entre outros projetos, cursos de Oficina Mecânica, Restaurante e Pensão e Café da Manhã Regional.

E nos próximos meses o Projeto Empreender deve contar também com a adesão de engenheiros agrônomos e acadêmicos da Universidade Federal do Acre, no Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. (Ascom Sebrae)

 

Sair da versão mobile