Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Senac forma primeira turma de técnicos em transações imobiliárias, com 34 alunos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Acre formou ontem, 2, a sua primeira turma do curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI). A cerimônia de formatura foi realizada no final da tarde, às 17h, na sede da entidade em Rio Branco. A festa reuniu dezenas de alunos e docentes do TTI, além de seus amigos e familiares.

O curso foi inaugurado em outubro de 2009, com carga horária de 938h (1 ano). A turma de formandos tem 34 ‘novos’ técnicos, que serão habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas) para exercer, legalmente, tal função.

O curso de TTI foi criado pelo Senac,em parceria com o Creas, por conta da carência de mão-de-obra no mercado imobiliário acreano. Segundo Abrão Maia, diretor de Educação Profissional do Senac/AC, as entidades identificaram que o Estado (sobretudo a Capital) vive hoje um processo de desenvolvimento da sua economia, alavancado pela indústria da Construção Civil. No entanto, tal setor do mercado ainda não dispõe de mão-de-obra qualificada o suficiente em determinados setores (como o imobiliário) para supri-lo. 

O ramo imobiliário foi o escolhido pelo Senac porque é um dos que mais se fortaleceu nos últimos anos. De acordo com Abrão Maia, o acesso facilitado ao crédito motivou os acreanos a investir na compra e venda de imóveis, impulsionando o volume de negócios. Ao ritmo que crescem, contudo, as imobiliárias não acham profissionais qualificados. O curso visa suprir esta carência, abastecendo o mercado com recursos humanos de nível técnico, e regularizados (a Lei exige corretores licenciados para fazer transações).

“Para nós, este é um curso que está sendo muito enriquecedor ao Estado, pois formará e capacitará profissionais técnicos, que receberam conteúdos voltados à realidade acreana, tanto teóricos, como práticos. A maior prova disso está no perfil dos alunos. Todos eles já atuam no mercado atualmente. Mesmo assim, pela demanda tão reprimida na área, as imobiliárias daqui ainda estão nos pedindo alunos para preencher vagas”, revela Abrão.

É justamente por causa destas solicitações por novos técnicos que o diretor de Educação Profissional garante que o Senac dará continuidade ao curso de TTI. A próxima turma, inclusive, já deverá ser aberta em janeiro de 2011 (mês que vem), com 40 vagas.           
 

Sair da versão mobile