Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

SESI faz balanço positivo das atividades em 2010

balanco_sesi_10

Instituição registrou aumento de atendimento em todas as áreas de atuação: educação, saúde, lazer e responsabilidade social


Dentro de sua missão de representar e defender os interesses da indústria e contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado do Acre, o SESI tem mostrado, a cada ano, um número maior de serviços e atendimentos prestados ao seu público. Além da quantidade, a qualidade tem sido um ponto forte da instituição.


O SESI – entidade integrante do Sistema FIEAC – , é criado, mantido e administrado pela indústria com a finalidade de prestar serviços de educação, saúde, lazer e responsabilidade social aos trabalhadores da indústria e de atividades assemelhadas.


Em 2010, a instituição alcançou metas e bateu recordes que surpreendeu a própria equipe. Seja no esporte e lazer, saúde, educação ou responsabilidade social, o SESI tem sido referência.


“O SESI é um provedor de soluções e não um vendedor de serviços. O que queremos é satisfazer os nossos clientes, atendendo as reais necessidades dele. É para isso que nos preparamos constantemente”, disse o superintendente da instituição, José Carlos de Oliveira Filho, em recente workshop de relacionamento com o mercado oferecido aos colaboradores do SESI.

Responsabilidade Social – Essa área presta consultorias em diagnóstico social, código de ética, gestão de projetos em Responsabilidade Social Empresarial – RSE, investimento social e privado e pesquisa de clima. Além disso, oferece cursos, palestras e desenvolve programas como o Cozinha Brasil, que chega às comunidades de Rio Branco e também de municípios próximos, levando orientações de educação alimentar às donas de casa.

“Ao longo de 2010, o programa Cozinha Brasil atuou em sua capacidade máxima de atendimento. Foram 37 parcerias firmadas com empresas e 42 instituições para a realização de 32 palestras, com o atendimento de 2.964 pessoas”, destacou o coordenador de RSE, Jacimar da Silva.

No Acre, nos últimos dois anos, a Ação Global vem focando em serviços de cidadania. Em 2010, os resultados alcançados foram: 38.128 atendimentos, 121 instituições e empresas parceiras, 1.103 voluntários e 95 serviços.

 Saúde – Por meio do programa “Indústria Saudável”, o SESI oferece serviços como fóruns em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e Saúde Geral, campanha de saúde e segurança no trabalho, diagnóstico de saúde e estilo de vida, assessoria e consultoria, assistência médica e odontológica, palestras educativas, campanhas de vacinação e outros serviços, que são criados de acordo com a necessidade da indústria.

O SESISAÚDE possui em seu quadro técnicos de saúde que visitam com periodicidade as indústrias acreanas, com o objetivo de atender as necessidades relacionadas à promoção da saúde. Em 2010, 3.058 trabalhadores foram vacinados contra gripe, difteria e tétano, e febre amarela.

Sobre Segurança e Saúde no Trabalho e Saúde em Geral, desenvolveu seminários nos temas: alcoolismo, tabagismo, drogas ilícitas e suas implicações no ambiente de trabalho. O evento contou com a participação de 170 trabalhadores.

 “A Campanha de Segurança e Saúde do Trabalho ainda está em fase de implantação, mas mesmo assim ainda alcançamos 19 indústrias e 2.654 trabalhadores cadastrados”, destaca a coordenadora do SESISAÚDE, Denize Oliveira.

Lazer – É a unidade responsável por promover a cultura, lazer e esporte entre os industriários. Entre os serviços realizados este ano está: ginástica na empresa (4.531 industriários), SESI Clube (1.230 industriários), Jogos do SESI (755 industriários), atividades físicas (507 industriários), Esporte Cidadania (13 mil entre industriários e comunidade), lazer ativo (5.149 industriários) e SESI Música (31 industriários).


“Este ano a unidade teve um aumento significativo no atendimento. Nos Jogos do SESI, por exemplo, pudemos contar com um número maior de atletas. Nesse sentido, o balanço que fazemos das atividades de esporte, cultura e lazer é muito positivo”, disse o coordenador de esportes e lazer, Emanoel Rogério.
 
Educação – O SESI oferece na área de Educação serviços para industriários e seus dependentes, mas também para a comunidade geral. A oferta vai desde a educação infantil até o ensino fundamental, na Escola SESI (948 alunos e 107 indústrias atendidas), e de educação continuada, por meio do Centro de Educação do Trabalhador (CET), sendo os seguintes cursos: artesanato variados, digitação, espanhol básico, gramática básica e avançada, inglês básico e intermediário, matemática básica, matemática comercial e financeira, noções básicas de Windows/word/Excel, redação oficial, curso de redação, curso de raciocínio lógico I e II, curso de inclusão digital, curso de pré-vestibular, educação orçamentária, empreendedorismo, produção textual, inglês para vestibular e espanhol para vestibular. Ao todo, foram mais de 2 mil alunos atendidos pelo CET nestes cursos.


O CET oferece ainda a educação básica, com a oferta de alfabetização até o ensino médio (1.557 atendimentos) e atividades extracurriculares, como feiras de conhecimento e eventos culturais. “O ano foi bastante produtivo, com atividades que tiveram participação ampla dos trabalhadores da indústria e da comunidade. A gratuidade permite este acesso”, destacou a gerente de educação, Gisélia Beserra.

O SESI, enquanto entidade social voltada para melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria, exerce um papel de grande importância no que concerne a oferta de ensino de qualidade para a sua clientela alvo. Desta forma, contribui, de forma efetiva, para o aumento da competitividade da indústria. (Assessoria)

 

Sair da versão mobile