X

Sindicatos querem reajuste de 12% para servidores do município de Rio Branco

As entidades sindicais representativas dos servidores do município de Rio Branco resolveram unir forças para cobrar do prefeito Raimundo Angelim (PT) correção salarial de 12%. Além do pedido de aumento conjunto, cada categoria apresentará uma pauta de reivindicações especifica.

Os servidores do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) já sabem o que pedir. De acordo com o representante da categoria no Sindicato dos Urbanitários do Acre, Janes Gomes da Silva, a pauta suplementar é composta basicamente de quatro itens.

Além de aumento de salário, eles cobram que as atividades sejam exercidas de acordo com a função de cada servidor; a incorporação da gratificação de 40% deixada de fora do Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS) da categoria; realização de concurso público e melhores condições de trabalho.

Segundo Janes, em 25 anos de serviço que atua na área de saneamento no município, ganha em média R$ 600,00. Enquanto um agente administrativo nas mesmas condições recebe cerca de R$ 1,5 mil. A falta de investimentos no setor é tão grande que o número de servidores no Saerb reduziu de 300 (1998) para 144 (2010).

Em virtude do encerramento do ano, as negociações devem se acirrar mesmo a partir de 2011. Janes observa que os sindicatos estão unidos e não descartam uma greve geral, caso a Prefeitura não aceite a proposta dos servidores.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: