Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Visando o futuro, Sebrae revela maquete e benefícios da nova sede em Rio Branco

Os empreendedores acreanos ganharão um novo espaço na Capital! Como prova da sua dedicação ao segmento, o Sebrae/AC (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revelou na manhã de ontem (9), o projeto com a maquete da sua nova sede em Rio Branco. O anúncio foi marcado pela recepção positiva da idéia por parte da equipe de funcionários da entidade. Com tons de modernidade e foco no futuro, o edifício ocupará o lugar que é hoje o centro empresarial, na Av. Ceará, ao lado do prédio da Fieac.
Sebrae1012
Bastante prática, a nova sede exigirá investimentos de R$ 7,5 milhões (recursos próprios) e deve ser iniciada em março do próximo ano, com término previsto para o final de 2012. O espaço terá área útil de 4.500 m2, dotado de amplo estacionamento, instalações bem confortáveis, grandes salões e estrutura arquitetada com padrões ecologicamente corretos.

O projeto surgiu da necessidade de estender o campo físico do Sebrae. De fato, o prédio atual da entidade, no Centro, foi planejada para comportar 40 funcionários, mas hoje atuam lá mais de 130 pessoas. Outra demanda emergente foi a de público. Em 2009, o Sebrae realizou 20 mil atendimentos (mais de 50 por dia), sendo que 3,3 mil foram só do programa de cadastramento do Empreendedor Individual. Com a nova estrutura, espera-se aumentar tanto os atendimentos, quanto o quadro de funcionários (este em até 50%).

De acordo com o superintendente local do Sebrae, Orlando Sabino, os empreendedores e a equipe da entidade já mere-ciam um ambiente de trabalho mais cômodo e funcional. Segundo ele, os planejamentos da nova sede foram caprichosamente feitos para atender até as mais rígidas exigências do segmento. Foram meses de consultas e avaliações permanentes em todas as áreas do Serviço, até se extrair o melhor para o edifício.

Concluído o projeto, Orlando Sabino conta que apresentá-lo à sociedade é um momento especial da sua gestão no Sebrae. Primeiro, porque ele carrega consigo o compromisso de beneficiar todos os envolvidos em construir o Serviço. Segundo, porque assegurará o conforto e a sobrevida que a entidade precisa para cumprir os desafios que surgirem nos próximos anos. Por fim, porque o fato de estar exibindo-o significa que os planos já foram suficientemente assegurados para sair do papel e se tornar uma realidade.
“Para nós, é um orgulho enorme estar diante da concretização deste projeto da sede, pois sabemos que ela virá para resolver as pendências que precisavam ser solucionadas. E tenho certeza de que ela só trará benefícios para todos, em vários sentidos”, destacou Sabino.        

Outro entusiasta satisfeito com projeto é o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Carlos Sasai. Segundo ele, os planos da nova sede nasceram e se desenvolveram até agora graças à competência de seus realizadores em entender as maiores demandas do Serviço. Desta forma, ele prega que a mesma fórmula deve ser empregada para finalizar este processo daqui para frente. “Além do que, é um trabalho feito por profissionais acreanos competentes e que segue o modelo de sustentabilidade do Estado”, completou.

Entre as instalações previstas para a sede, os arquitetos Herbert Costa e Regina Kipper detalham que ela terá dois grandes espelhos d’água para climatizar melhor o ambiente, grandes janelas e vidros que aproveitam a luz natural do dia, jardins, Hall de recepção vasto, salas de reuniões com espaços otimizados, auditório subtérreo com 250 cadeiras, videoteca, várias salas de descansos e estacionamentos para mais de 140 carros.

Conforme os arquitetos, todo o material e mão-de-obra utilizados na construção do novo edifício será de origem produtiva do Acre. A obra está programada para durar 18 meses. A sede antiga do Sebrae será vendida para pagar 1/3 do investimento de R$ 7,5 milhões.     

 

Sair da versão mobile