Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ariane Cadaxo reascende discussão sobre cuidado que donos devem ter com cães

A vereadora Ariane Cadaxo (PC do B), reascendeu na Câmara de Rio Branco o debate sobre os cuidados que devem ser observados pelos criadores de cães. Segundo ela, devido na falta de uma legislação severa, os donos de cães ferozes continuam levando seus animais para passear sem focinheiras nos parques e praças, onde dividem espaços com crianças e idosos.

“É necessário que nos posicionemos a esse respeito. Algumas raças de cães são ferozes por natureza, e não é justo que a presença deles (sem o equipamento de segurança) ameace a tanquilidade da população que utiliza os passeios públicos”, destaca. Há cerca de dois anos a vereadora propôs um projeto na Câmara que previa os cuidados no trato desses animais, incluindo o bem-estar e a segurança deles próprios.

O projeto, na época, foi cria-do a partir das orientações dos veterinários que atuam no Centro de Zoonoses da Capital e que possuem larga experiência na área. “A proposta foi criada a partir das deficiências observadas pelos especialistas em relação ao trato com os cães e nas dificuldades do Centro setor em conscientizar a população sobre a questão”, lembra a vereadora.

Além do problema envolvendo a presença de cães sem focinheiras nos parques e outros passeios públicos da Capital, a vereadora lembrou também a questão que envolve o abandono de cães na cidade. “Essa é outra dificuldade enfrentada pelo Centro de Zoonoses. As pessoas que criam animais precisam estar conscientes de que essa relação exige a tomada de atitudes que garantam a segurança do animal e das pessoas que o cercam”, enfatiza a parlamentar. (Assessoria)           

Sair da versão mobile