Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Biléu do Incra assumirá Prefeitura de Sena dia primeiro de janeiro

bileu_10

A Câmara de Vereadores de Sena Madureira elegeu novo presidente na noite desta terça-feira (21).  Manoel Augusto da Costa, conhecido como Biléu do Incra, foi eleito por seis votos. Ele é funcionário de carreira do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) há 29 anos.

A eleição deste ano foi marcada pela disputa acirrada entre sete vereadores que disputaram o cargo com “unhas e dentes”.  O motivo de tanto interesse é a Prefeitura do município, que será administrada, a partir do dia primeiro de janeiro de 2011, pelo novo presidente do Legislativo.

Votaram em Biléu do Incra os vereadores Adamor das Mercês ( PC do B), Ivoneide Bernardino (PR), Mano Rufino (PR), Dinho Nascimento (PT) e Caju Diniz ( PT do B). Josandro Cavalcante (PSDB), Zenil Chaves (PPS) e Pitel Brito (PMDB) optaram pela abstenção.

Durante a sessão, que teve início às 20 horas, na Câmara, houve troca de farpas entre os parlamentares da oposição e da Frente Popular. Cerca de 300 pessoas foram ao local assistir à votação.
Frente Popular tinha minoria
Os parlamentares da Frente Popular, que eram minoria, conseguiram eleger Biléu do Incra ao “abiscoitarem” o voto de Caju Diniz, que disse ter abandonado a oposição por não sentir unidade no grupo. “Participei da primeira reunião, e já senti o clima de desarmonia, então decidi trilhar outro caminho”, justificou.

Há cerca de três meses os vereadores da oposição Josandro Cavalcante e Zenil Chaves lançaram seus nomes para disputar a presidência da Câmara. Eles acreditavam que poderiam contar com o voto do vereador Caju Diniz, que também fazia parte do grupo de oposição à Frente Popular do Acre.

Os três votos dos oposicionistas somariam com o de Wanderley Zaire (PP), que, mesmo tendo sido eleito na chapa governista, demonstrava simpatia pelo nome de Josandro Cavalcante.

Por último, o vereador Pitel Brito, outro que contava com a simpatia de Zaire e é um de seus mais fiéis aliados, também entrou na disputa, mas consciente de que poderia renunciar à candidatura para seguir outro caminho junto com o prefeito atual.

A corrida dos vereadores da oposição à presidência da Câmara virou o ‘samba do crioulo doido’, na qual todos eram candidatos e ninguém conseguia chegar a um entendimento. Entre os cinco postulantes ao cargo, apenas Wanderley Zaire e Caju Diniz não demonstraram interesse em disputar a eleição.

Habilidade de Biléu
Enquanto os oposicionistas se digladiavam, Biléu do Incra tratou de preparar sua “vara de pesca”. Fisgou Caju Diniz e o levou para uma conversa com o governador eleito Tião Viana, em Rio Branco, e com os outros vereadores da Frente Popular.

Lá, o deputado Gilberto Diniz, primo de Caju, também já havia se entendido com o governo, com quem saiu arranhado na última eleição. No final da conversa, a assessoria de Tião registrou tudo na imprensa para dar o arremate final.

No retorno a Sena Madureira, Caju foi procurado pelos vereadores da oposição, que lhe ofereciam o cargo de prefeito, mas ele não aceitou. “Meu sonho não é ser prefeito”, disse o parlamentar.

Desesperada, a oposição procurou o comunista Adamor das Mercês, que havia demonstrado intenção de assumir a Prefeitura de Sena.  Também não obteve sucesso. Adamor disse que garantiu aos representantes do PC do B que votaria com a Frente Popular, e não iria decepcioná-los.

Com o grupo fechado, a Frente Popular de Sena Madureira começou as comemorações um dia antes da eleição.  Enquanto isso, a oposição do Vale do Iaco apenas assistia à vitória antecipada dos adversários.

Wanderley não renuncia
O prefeito Wanderley Zaire continua na Prefeitura de Sena até o dia primeiro de janeiro de 2011, quando retorna à Câmara para reassumir seu mandato de vereador. Durante todo o processo da eleição da Mesa Diretora, Zaire se manteve tranqüilo.

No final da tarde desta terça-feira, ele conversou com a Agência ContilNet enquanto despachava com sua equipe de finanças. Ao falar da correria dos candidatos ao cargo de presidente, afirmou que irá continuar ajudando o município, seja qual for o prefeito que assumir.

“Meu compromisso é com Sena Madureira. Enquanto estive na Prefeitura, fiz tudo o que podia para não faltar merenda nas escolas, medicamento nos postos. Mantive a cidade limpa. Também reformamos alguns prédios públicos, construímos pontes e recuperamos ramais para ajudar o produtor rural. Minha luta foi grande para tirar a Prefeitura da inadimplência, o que espero acontecer na próxima administração”, comentou.
Quem é o novo prefeito de Sena Madureira
O vereador Manoel Augusto da Costa (PR), o Biléu do Incra, nasceu no dia 26 de agosto de 1962, no município de Mundo Novo (GO). Ele é o quarto filho do casal Maria Augusta e Luís Firmino da Costa. O pai de Biléu teve 15 filhos no primeiro casamento e dois no segundo.

Luís Firmino, mais conhecido como “Seu Lula”, chegou a Sena Madureira em 24 de junho de 1973, onde mora até hoje com toda a família. Foi o primeiro morador do Projeto de Assentamento Boa Esperança, fundado em 1977 pelo presidente Ernesto Geisel.

Quatro anos antes de fixar moradia no Boa Esperança, “Seu Lula” morou no quilômetro 26 da BR 364, sentido Sena a Manoel Urbano. Lá, Biléu fez o ensino fundamental na escola São Miguel, construída por padre Paolino Baldassari.

“Eu andava 16 quilômetros todos os dias para estudar. Oito pra ir, oito pra voltar. Apesar da distância, eu ia para a aula correndo e brincando com os amigos durante todo o caminho. Quando chegava, ainda ia pelar arroz naquele pilão antigo e depois jogar bola. Tive uma infância dura, mas muito feliz”, diz o homem que aprendeu a ler sozinho e que daqui a dez dias assumirá a Prefeitura de Sena Madureira.

Em 2004, Biléu se elegeu vereador pelo Partido da República (PR), sendo reeleito em 2008. No início desse ano, ele aprovou uma proposta na Câmara que obriga os bancos a oferecer agilidade no atendimento. Apesar do trabalho que faz na cidade, Biléu do Incra é mais conhecido na zona rural, onde chegou a recuperar cerca de 600 quilômetros de ramais em 2008.

“Firmei compromisso com o governo do estado e com quatro vereadores que, assim como eu, desejam o bem do nosso município. Vou honrar tudo o que assumi e, com o apoio de todos, iremos fazer um trabalho que vai melhorar a vida do nosso povo”, adianta.

Biléu disse que só aceitou assumir a Prefeitura porque o governador Tião Viana garantiu ajudar na recuperação do município. “A Prefeitura de Sena está inadimplente e passa por grandes problemas. Espero que, com o apoio do governo estadual e dos nossos companheiros de parlamento, possamos sair dessa crise”, destaca. (Contilnet)

Sair da versão mobile