Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Binho entrega quatro conjuntos habitacionais em apenas 2 dias

Em apenas dois dias, o  Governo do Acre entregou 379 unidades residenciais do programa Minha Morada, o que beneficia diretamente 2.145 pes-soas, sendo 725 crianças. Na manhã de ontem, 1º, o governador Binho Marques participou de mais um cerimônia de repasse das chaves de 195 casas do loteamento Recanto dos Buritis, no bairro Santa Inês, localizado no âmbito da Zona de Atendimento Prioritário Santa Inês (ZAP 5).  Apenas com a implantação do conjunto, o Governo investiu mais de R$ 9,3 milhões. As casas são mistas madeira/alvenaria com dois quartos sala/cozinha, WC, área de serviço e varanda. São ações integradas, coordenadas por um conjunto de órgãos e secretarias, uma cozinha comunitária, horta, a Praça da Juventude e escola. “Esta obra não é só entrega de casas. É entrega do aconchego, do lar”, disse o governador ao expressar a proposta de se fazer residenciais com menor número de casas em terrenos bem localizados.
Casas0212
Incluindo os projetos nas ZAPs,  o governo está destinando 10 mil unidades habitacionais para pessoas de baixa renda no Acre, e integra o programa do Governo Federal Minha Casa para atingir a meta. ZAP é um conceito de política pública para levar serviços básicos e estruturantes às comunidades mais carentes do Acre. As ZAP’s surgiram a partir do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), o mapeamento mais detalhado que o Estado produziu acerca de seu território, população e recursos, naturais ou não.  Zonas de Atendimento Prioritário, na região urbana, estão localizadas em fundos de vale e as rurais estão em terras indígenas, unidades de conservação, assentamentos tradicionais e assentamentos diferenciados. Nas cidades, as ZAP’s apresentam baixa urbanização, assentamento precário com baixo capital social, vulnerabilidade ambiental, elevado número de pessoas vivendo em condições de pobreza e miséria, e com alto índice de pessoas envolvidas em infrações, contravenções e crimes. 

Com a urbanização da ZAP 5, dezenas de famílias recebem casas em melhores condições ou podem realizar alguma intervenção nas atuais. O programa  procurou desenvolver seus projetos e plantas de habitação considerando o clima quente-úmido da região de floresta, valorizando a ventilação natural e protegendo as casas do acúmulo de calor, do rigor das chuvas e do sol intenso. Estiveram presentes os secretários Gilberto Siqueira (Planejamento e Habitação), Maria Correa (Educação),  o presidente da União dos Moradores de Rio  Branco (Umarb) e membro do Conselho Estadual de Habitação, Gilson Albuquerque; o comandante-geral da Polícia Miltar, Romário Célio; o líder do Governo na Assembléia Legislativa, Moisés Diniz;  técnicos, empresários e envolvidos na política habitacional e ação social do Acre.

Neste primeiro momento, equipes de ação social e técnicos da construção civil prestarão apoio aos moradores para que ao se mudarem  tudo esteja funcionamento normalmente nas casas. Se a residência  precisar de algum reparo, as equipes estarão prontas para realizar o serviço. Além disso, kits contendo equpamentos básicos, como pia e lâmpada, estão sendo repassados. As casas do Programa Social de Habitação (PSH) são construídas 100% com recursos do Governo do Acre. São dez mil unidades habitacionais e mais seis mil financiamentos para reformas que vão beneficiar 16 mil famílias e reduzir pelo menos 50% do déficit de habitação esta-dual, que é de 20 mil moradias. Até então o maior programa habitacional desenvolvido no Acre  era de 4,8 mil unidades. Este é de 10 mil, sendo que 35% do total – 3,7 mil casas serão construídas pelo Governo Federal através do Minha Casa Minha Vida.  Também são parceiros da iniciativa agentes financiadores como o Banco do Brasil, o BNDES, a Caixa Econômica Federal, que assinou contrato de adesão com o programa do Estado,  e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “É uma casa simples mas tem todas as condições das pessoas habitarem bem”, disse o secretário Gilberto Siqueira, do Planejamento e da Habitação de Interesse Social. (Agência Acre)

 

Sair da versão mobile