Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Corregedora Regional Eleitoral propõe a obrigatoriedade da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na propaganda eleitoral gratuita

A Corregedora Regional Eleitoral do Acre, Desembargadora Eva Evangelista, participou, entre os dias 25 e 27, do XXVIII Encontro do Colégio de Corregedores Regionais Eleitorais do Brasil, em João Pessoa. No encontro, a desembargadora defendeu a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no horário eleitoral gratuito na televisão.

Eva Evangelista disse que era preciso conscientizar a sociedade para os problemas enfrentados pelos deficientes auditivos, incluindo-se as pessoas completamente surdas, cuja comunicação só é possível mediante a LIBRAS. Pela proposta, aceita por unanimidade pelos demais corregedores, além da obrigatoriedade da inclusão da Língua de Sinais na propaganda eleitoral, também deverão ser observadas nas futuras eleições as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

No primeiro dia de encontro, servidores das corregedorias regionais se reuniram em grupos de estudos para tratar de temas como atividade administrativa, judicante, correicional, e projetos das corregedorias, bem como assistiram a uma palestra sobre atividade correicional pela Corregedora Nacional de Justiça, Ministra Eliana Calmon. No segundo dia, foram desenvolvidas atividades do encontro de corregedores, que discutiram temas como a Reforma Política e sistemas de integração de informações entre as justiças estaduais e eleitoral, bem como as reformas no Código Eleitoral brasileiro.

Ao final do evento, os corregedores assinaram a Carta de João Pessoa, um documento com as propostas apresentadas para a dinamização dos trabalhos no setor da Corregedoria Eleitoral.  (Ascom/TRE)

Sair da versão mobile